Mértola já está a remover amianto da cobertura da escola de São Sebastião

Obras deverão terminar antes do início do próximo ano letivo

Os trabalhos de remoção da cobertura em fibrocimento em três blocos da Escola EB 2,3 / ES de São Sebastião, em Mértola, já arrancaram e deverão estar concluídas antes do início do próximo ano letivo.

Esta intervenção resulta de um acordo celebrado entre o Ministério da Educação e o Município de Mértola e culminará com a substituição do fibrocimento «por novas coberturas sem amianto, garantindo assim uma maior segurança para toda a comunidade educativa ao nível da saúde pública», segundo a Câmara de Mértola.

A autarquia mertolense, que aceitou em Setembro passado a transferência de competências no domínio da educação e, como tal, mais responsabilidades nesta área, diz já ter investido «uma verba considerável em custos relacionados com a educação no concelho», desde então.

Neste processo, a autarquia assumiu toda a responsabilidade «no planeamento e gestão dos estabelecimentos escolares, desde o pré-escolar ao ensino secundário, em toda a Ação Social Escolar, na gestão do pessoal não docente, na gestão e implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular, na aquisição de bens e serviços relacionados com as atividades educativas e na gestão das refeições e do refeitório escolar».

Estas novas responsabilidades juntam-se «a todos os procedimentos conhecidos, tais como a organização da rede de transportes escolares, a implementação da escola a tempo inteiro (CAF, AAAF e AEC), a oferta de cadernos de atividades desde o 1º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, a gestão dos espaços escolares, a aquisição e manutenção de equipamento e a atribuição de auxílios económicos».

A Câmara de Mértola frisa que sempre encarou este processo de descentralização «como uma ótima oportunidade de proximidade e colaboração para criar melhores condições de ensino para as crianças e jovens do concelho».

Comentários

pub