A associação In Loco está a aceitar candidaturas de empresas interessadas em obter apoio do projeto “+Algarve: Um estilo de vida Mediterrânico”, que visa relançar a economia no período pós-pandemia.
Este projeto, que será financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, tem 366 mil euros para investir «na preparação da retoma económica da região no período pós-Covid, capacitando e apoiando os municípios e os seus operadores económicos para estruturarem uma oferta robusta, bem organizada, dinâmica, capaz de gerar atração turística nacional e internacional durante a época baixa», segundo a In Loco.
A ideia é que estes apoios contribuam «para reforçar a posição da região como um destino de qualidade, todo o ano, tendo como base a identidade cultural mediterrânica e um conjunto inovador de produtos e serviços identitários, ligando os territórios do litoral e do interior».
O plano de ação candidatado resulta das prioridades que os membros da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM), públicos e privados, assinalaram como prioritários, num inquérito realizado antes da sua candidatura, destacando a promoção (marketing territorial) como mais importante, bem como o apoio técnico ao desenvolvimento de novos produtos turísticos complexos, adaptados aos mais recentes desafios na procura nacional e internacional e suportados pelos recursos endógenos», enquadrou a associação de desenvolvimento local algarvia.
«Foi essa a aposta desta estratégia de marketing territorial e de reforço da capacitação de todos os parceiros para a construção de um destino turístico único, diversificado e suportado pelo que de melhor, o litoral, o barrocal, a serra, o barlavento e o sotavento têm para oferecer», acrescentou.
As manifestações de interesse em aceder a este apoio devem ser feitas através deste link.
Principais linhas de ação do +Algarve:
+ Algarve Local – Promoção Regional
«Desenvolvimento de um ciclo de Feiras/Festas, itinerante por todos os municípios do Algarve participantes, capitalizando a experiência da Feira da Dieta Mediterrânica, de forma a promover cada município e o território do Algarve, numa celebração do estilo de vida mediterrânico e do diálogo entre o interior e o litoral (Design e produção do Stand, produtos, programa de atividades de atividades de animação, ateliers, workshops, oficinas práticas temáticas).
Esta celebração do estilo de vida Mediterrânico é prolongada no tempo e no espaço pela “Feira da Dieta Mediterrânica Virtual”, em formato online, servindo de plataforma de promoção bilingue e comercialização durante todo o ano dos produtos, serviços, eventos e locais mais significativos para o estilo de vida mediterrânico».
+ Algarve em Lisboa e Porto – Promoção Nacional
«Integração e exposição em duas feiras em Lisboa e Porto de turismo/produtos endógenos, promovendo um “Outro Algarve” e o seu estilo de vida milenar, de forma a apresentar e representar o Algarve das tradições (aluguer de espaço, produtos, provas e degustações, animação)».
+ Algarve Internacional – Promoção Internacional
Participação e exposição em duas feiras (França e Alemanha) de turismo/produtos endógenos, promovendo um “Outro Algarve”, genuíno, original e pouco conhecido (aluguer de espaço, produtos, animação).
Oficinas de Trabalho
Seis oficinas técnicas de capacitação (35h cada) para a criação de novos produtos turísticos no Barlavento + Centro + Sotavento (organização, realização, avaliação)
Fam Trip e Press Trip
Organização de duasFam Trip para operadores nacionais e europeus, opinion-makers e stakeholders de relevo.
Organização de duas Press Trip para jornalistas da especialidade e bloggers de viagens.
Marketing e Promoção
Plataforma Web georreferenciada de promoção dos recursos, rotas, eventos, noticias, entre outros. Alojamento da Feira da Dieta Mediterrânica Virtual; Design e produção de3 Vídeos promocionais RDM; Design e produção de material de promoção do projeto (rollups, flyers, banners, placas, etc); Design e produção materiais específicos para os eventos + Algarve -FDM; Promoção nos social media das diversas atividades a serem realizadas.
Consultoria especializada
Visitas técnicas e consultoria aos membros da RDM, elaboração de planos individuais de melhoria contínua e acompanhamento técnico.
Assistência Técnica – Técnico Superior de Turismo
Definição e coordenação da estratégia de Marketing Territorial