Convento de Messejana vai ser transformado em hotel

Reabilitação do Convento representa um investimento na ordem dos 2 milhões de euros

Um promotor privado quer investir 2 milhões de euros para transformar o Convento de Nossa Senhora da Piedade, da Ordem de São Francisco, em Messejana, no concelho de Aljustrel, numa unidade hoteleira.

A autarquia aljustrelense revela, em nota de imprensa, que o promotor «já entregou o pedido de licenciamento do projeto de arquitetura para reabilitação e conservação do Convento de Nossa Senhora da Piedade», com o objetivo de recuperá-lo e adaptá-lo «num empreendimento turístico em espaço rural».

«O investimento apresentado rondará os 2 milhões de euros e esta intervenção visa contribuir para a conservação da ruína do convento franciscano de Nossa Senhora da Piedade, respeitando a sua identidade e sem descaracterizar o conjunto edificado», afirma o município.

A autarquia acrescenta que esta intervenção se destina «à instalação de um empreendimento turístico em espaço rural, nomeadamente, na categoria de Hotel Rural, sendo que na proposta apresentada os volumes não excedem os dois pisos acima da cota de soleira».

No total prevê-se que o convento disponibilize sete unidades de alojamento, que serão complementadas por mais três unidades previstas para o Monte da Horta do Cabo (Messejana), que se encontra em apreciação no pedido de licenciamento apresentado ao município de Aljustrel. Desta forma, este hotel deverá disponibilizar 10 unidades de alojamento.

O comunicado da Câmara explica que, após a aprovação do Licenciamento do Projeto de Arquitetura, mas antes do início do Projeto de Execução, está prevista a realização de uma primeira campanha arqueológica».

«Posteriormente, antes do início da obra e se necessário no decurso da mesma, será realizada uma segunda campanha arqueológica, de escavação, nos locais que venham a ser considerados oportunos, previamente, identificados por uma equipa técnica especializada».

«Dos trabalhos arqueológicos a realizar no local», a autarquia espera que «venham a ser reveladas mais informações que permitam clarificar em maior rigor a organização espacial do convento e a sua evolução construtiva».

 

 



Comentários

pub