Contas da Câmara de Ourique aprovadas pela Assembleia Municipal

Dívida da autarquia tem vindo a descer ao longo dos anos

A Câmara de Ourique viu aprovadas pela Assembleia Municipal as suas contas relativas a 2020, marcadas por uma «contínua redução» da dívida à banca e a fornecedores.

Segundo a autarquia, as dívidas do município, que em 2005 ascendiam a 21 milhões de euros, fixavam-se em cerca de 2,4 milhões de euros, no final do ano passado.

Nos primeiros seis meses de 2021, e «apesar do esforço realizado para acorrer à emergência de saúde pública, sem deixar de concretizar as iniciativas municipais essenciais, a dívida voltou a ser reduzida para cerca de 2,1 milhões de euros».

Isto é possível, explicou a Câmara de Ourique, porque o «processo de regularização sustentada da dívida à banca e aos fornecedores está contratualizada, é amortizada mensalmente, permitindo gerar um quadro de confiança, equilíbrio e credibilidade do município perante terceiros».

«Por regra, o pagamento da faturação normal a fornecedores é efetuado no prazo máximo de 8/10 dias», acrescentou a autarquia.

«Este contexto das contas do município, validado pelos órgãos municipais, permite encarar com confiança o futuro em matéria de aproveitamento das oportunidades de relançamento das dinâmicas interrompidas pela pandemia, de reforço da resiliência das comunidades e dos territórios e de concretização de projetos importantes para responder ao presente e aos desafios do futuro», conclui a Câmara de Ourique.

 



Comentários

pub