Céus de Beja recebem maior exercício de helicópteros militares da Europa

A edição de 2021 do Hot Blade realiza-se, pela segunda vez, na Base Aérea de Beja, uma das maiores da Europa

A 13ª edição do “Hot Blade”, o maior exercício de helicópteros militares da Europa, arranca esta quarta-feira, 16 de Junho, na Base Aérea nº11 de Beja. A iniciativa vai prolongar-se até ao próximo dia 30.

A organização é da Força Aérea e surge no âmbito do Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA).

O HB2021, planeado pelo Comando Aéreo, conta com a participação de cerca de 1500 militares e 26 meios aéreos de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda. Neste exercício participam, ainda, controladores aéreos avançados (JTAC’s) da Bélgica e observadores da Eslováquia, Itália e Sérvia.

 

 

O objetivo geral do exercício passa por aumentar a interação entre os Estados-Membros da EDA, expondo as forças participantes a um ambiente operacional complexo, no qual podem treinar técnicas, táticas e procedimentos, preparando-as para os teatros de conflito atuais e missões de apoio humanitário.

As missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental, com a preocupação de diminuir o impacto no meio ambiente e na população.

Sob recomendação da Direção-Geral da Saúde, serão estabelecidas áreas segregadas e implementadas medidas de prevenção, incluindo a realização de testes semanais à Covid-19 a todos os participantes, de forma a garantir um ambiente seguro para o desenvolvimento das operações aéreas.

Na última edição do Hot Blade realizada, em 2018, também na BA nº11, além de militares e aeronaves da Força Aérea de Portugal, participaram as congéneres da Bélgica, Alemanha, Hungria, Holanda e Eslovénia, num total de 1200 militares e 29 aeronaves.

 



Comentários

pub