Os Azeites Monterosa, produzidos em Moncarapacho, no concelho de Olhão, venceram uma medalha de ouro e duas de prata no New York International Olive Oil Competition (NYIOOC), «o maior e mais prestigiante concurso internacional de azeites», anunciou a empresa.
A medalha de ouro foi atribuída ao monovarietal Monterosa Premium Picual. A prata foi conquistada pelo monovarietal Monterosa Premium Maçanilha e para o Monterosa Premium Selection, sendo este último uma mistura de variedades.
«A obtenção, colheita após colheita, dum azeite de excelência é o foco principal da marca Monterosa. Não menos importante que o patamar da qualidade é o nosso compromisso com a sustentabilidade e a economia circular em todas as etapas do processo de produção. Todos os nossos azeites são produzidos seguindo um rigoroso sistema de produção integrada, que garante o respeito pelo ambiente e pelo consumidor», segundo José Dâmaso, diretor e sócio da Monterosa.
Segundo a empresa, a New York International Olive Oil Competition, que conta com «um reputado e exigente painel de júris, oriundos dos vários cantos do mundo», teve em 2021 a edição mais concorrida de sempre, com 1159 azeites de 28 países inscritos.
Este «é já o nono ano consecutivo que os Azeites Monterosa conseguem alcançar prémios em Nova Iorque».
Para além da produção e comercialização de azeite, a empresa aposta também no olivoturismo, «algo considerado inovador neste setor em Portugal, abrindo as portas do seu olival, lagar e sala de provas aos interessados pelo apaixonante mundo da oliveira e do azeite».
Mais informações podem ser obtidas no site da empresa.