Arte volta a estar “Non Stop” para nos fazer felizes em Mértola

«Nós entendemos que isto é serviço público. É trazer à comunidade, ao território, uma oferta cultural a que, para algumas pessoas, não seria possível aceder porque está longe»

Rosinda Pimenta e Tiago Guedes – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Haverá teatro, música, cinema, circo contemporâneo e até uma conversa, muito especial, com dois vencedores do Prémio Pessoa: Cláudio Torres e Tiago Rodrigues. A arte volta a estar “Non Stop”, a partir deste sábado, 5 de Junho, em Mértola, num programa para «nos fazer felizes em tempos de reencontros». 

Depois de a Covid-19 ter trocado as voltas à organização, aí está mais um “Arte Non Stop”. Inicialmente programado para Fevereiro, o programa teve de ser adiado, mas sem perder a qualidade.

Tudo começa já hoje, 5 de Junho, com a inauguração da exposição “Acto Botânico”, do jovem mertolense Daniel Cardeira, às 16h00, na Casa das Artes Mário Elias.

Este será apenas o pontapé de saída para um “Arte Non Stop” que terá, como um dos momentos altos, dias depois, o encontro que acontecerá no Cine-Teatro Marques Duque, na segunda-feira, dia 8, a partir das 17h30.

Vão ser “Duas Pessoas, Dois Pessoa”: Cláudio Torres, reputado arqueólogo, pai do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), que ganhou este galardão em 1991, juntar-se-á a Tiago Rodrigues, Prémio Pessoa em 2019 e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II para uma conversa que será moderada por Santiago Macias, também arqueólogo, antigo membro do CAM e diretor do Panteão Nacional.

Esta iniciativa, e tantas outras, fazem parte do vasto programa do “Arte Non Stop”, cuja apresentação oficial aconteceu no passado sábado, 28 de Maio, e na qual o Sul Informação participou.

Em declarações ao nosso jornal, Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara de Mértola com o pelouro da Cultura, explicou que, «este ano, decidimos também juntar o Arte Non Stop com o 18º aniversário da Casa das Artes Mário Elias, num evento que faz parte da estratégia que temos enquanto município e território, trabalhando esta questão da literacia e da mediação cultural».

«Nós entendemos que o acesso à cultura, a participação nos eventos carece, no território, de um trabalho de maior proximidade e de uma maior capacitação. Às vezes, as pessoas sentem-se inibidas em participar, têm alguns receios, têm receio de não conseguir decifrar a mensagem ou não estão habituadas ao espaço ou estão acomodadas a outro tipo de conteúdos. No fundo, é preciso fazer essa reflexão, esse trabalho de aproximação e entender a cultura como um bem que é essencial», acrescentou ainda.

 

Cineteatro Marques Duque – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

E é isso que este programa promove, uma vez que cobre várias áreas culturais e se espalha por diversos locais do concelho de Mértola.

Continuando pela agenda de eventos prevista, há, por exemplo, o espetáculo de dança “Os Serrenhos do Caldeirão”, de Vera Mantero, no dia 11 de Junho, a partir das 20h30, no Cineteatro Marques Duque, ou o circo contemporâneo “Por um Fio”, com Daniel Seabra/Erva Daninha, no dia 12, às 11h00, no Largo da Alfândega na Mina de S. Domingos, e no dia 13, às 19h00, no Cais do Guadiana, em Mértola.

«Nós entendemos que isto é serviço público. É trazer à comunidade, ao território, uma oferta cultural a que, para algumas pessoas, não seria possível aceder porque está longe, está nos centros mais urbanos. No fundo, queremos reafirmar esta estratégia municipal de trabalhar os conteúdos, as diferentes linguagens artísticas, de casar aquilo que é a identidade cultural, o património que nós temos mais tradicional, com novas linguagens, novas abordagens», explicou Rosinda Pimenta.

É que é pelas artes que se ganha «uma visão plural do mundo», algo que o “Arte Non Stop” também vai trabalhar com espetáculos nas escolas.

«Torna-nos pessoas mais completas, mais tolerantes, mais assertivas, mais empoderadas e com maior capacidade de análise em relação ao mundo que está à nossa volta», considerou.

Exemplo desse mundo que o “Arte Non Stop” leva a Mértola é o facto de que, pela primeira vez, a Companhia Nacional de Bailado vir atuar à vila alentejana.

Será no dia 18 de Junho, a partir das 21h00, no Pavilhão Multiusos, e o programa prevê uma viagem «às mais diversas facetas da dança».

Para curador do “Arte Non Stop”, a Câmara de Mértola convidou, este ano, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto e programador cultural que se «estava a apaixonar» por esta vila alentejana quando surgiu o convite.

«Foi irrecusável e é um enorme desafio porque, para mim, as questões culturais são tão importantes nas grandes cidades, como nas localidades mais pequenas», contou.

Para Tiago Guedes, Mértola tem mesmo um «enorme potencial» nesta área.

«É um sítio de confluência de culturas, de pessoas e tudo isso me motivou. A cultura é algo que liga todas as outras áreas, da economia, da coesão e é algo que nos une», disse.

 

Rosinda Pimenta – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Com efeito, na opinião de Rosinda Pimenta, com um programa como o “Art Non Stop” a própria economia local fica a ganhar.

«Não são só os visitantes, mas também a comunidade de artistas que trazemos. Tudo isso gera dormidas, alojamento e impulsiona a nossa economia, numa altura onde não há ainda tanta movimentação turística. Tem de se perceber e comunicar que a cultura também gera riqueza e desenvolvimento económico», defendeu Rosinda Pimenta.

Nesta altura de retoma de alguma normalidade, o programa, que foi pensado à volta das ideias de mediação e dos reencontros, também tem o condão de «nos aproximar depois de tanto tempo separados».

«O facto de fazermos o evento nesta altura é também simbólico, porque, no fundo, estamos a retomar alguma normalidade e é interessante fazermos essa retoma com um evento que nos preencha a vários níveis, que proporciona encontros mas também nos dá conteúdos, que nos vai permitir momentos de reflexão, de alguma introspeção, que nos vai provocar emoções», explicou a vereadora.

E é com um espetáculo que promete muitas emoções que o “Arte Non Stop” vai terminar no dia 19 de Junho, um sábado, às 21h00, no Auditório do Castelo de Mértola, a cargo de Noiserv, o multi-instrumentista que tem feito sucesso.

Da parte da vereadora Rosinda Pimenta, fica o desejo para estas duas semanas: «espero que o Arte Non Stop nos preencha, proporcione encontros e reencontros…e faça felizes».

Os bilhetes para as várias iniciativas deste vasto programa cultural podem ser reservados através do telefone (286 610 100) e levantados no Gabinete de Atendimento da Câmara Municipal (Rua 25 de Abril).

De resto, os espetáculos também terão transmissão em streaming no Facebook da Câmara de Mértola, sempre que tal seja possível.

O programa completo, pode ser visto aqui.

 

 



Comentários

pub