Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Portimão vai acolher a primeira edição Festival Dias da Percussão e «encher a cidade de ritmos contagiantes» entre os dias 25 e 27 de Junho.

Os espetáculos vão acontecer em vários espaços culturais portimonenses, entre os quais o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão e o Museu de Portimão, mas também «em diálogo com os espaços públicos do concelho, como são o centro histórico e a zona ribeirinha de Portimão, a Praia da Rocha e o centro da vila de Alvor», segundo a Câmara de Portimão.

O evento vai reunir «percussionistas de renome nacional e internacional, entre os quais Vasco Ramalho e Nuno Aroso (marimba e vibrafone), Eduardo Cardinho (vibrafone), Marcos Cavaleiro (bateria), Sérgio Almeida (percussão africana), o Bomboémia – Grupo de Percussão da Universidade do Minho (percussão luso-brasileira), o João Guimarães Grupo (sob direção de João Guimarães no saxofone) e o duo Isabel Vaz (violoncelo) e Vasco Dantas (piano)».

maozorra

A ideia é que estes protagonistas «estabeleçam diálogo com os artistas residentes na região algarvia, sobretudo os alunos do curso integrado e do curso profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta».

 

Sul Informação
Bomboémia

 

Do programa dos Dias da Percussão Portimão 2021, que pode ser consultado na íntegra aqui,  a autarquia destaca quatro concertos que mostram «a variedade e riqueza do mundo da percussão, desde a música contemporânea à música clássica, passando até pelo jazz».

A encomenda musical do festival ao compositor João Pedro Oliveira, que estreará a obra “In the House of the Glass King”, com Nuno Aroso, Vasco Ramalho e o Algarve Grupo de Percussão Contemporâneo, formando por jovens percussionistas da região, é uma das iniciativas em foco.

A autarquia também salienta a «estreia de uma improvável obra musical para marimba e sardinhofone, ao abrigo do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura, com direção e interpretação de Vasco Ramalho, composição de Tiago Cutileiro, a qual terá a indústria conserveira de Portimão como principal inspiração criativa».

Para além dos concertos, o evento contará com uma conversa online «como mote pré-evento, que pretende refletir sobre todos os desafios inerentes à criação e programação da percussão contemporânea na atualidade portuguesa».

A conversa será mediada pela direção artística do festival, tendo a participação de vários artistas, programadores e compositores convidados.

O público também pode contar com desfiles protagonizados pelo Bomboémia, «além de quatro oficinas e master classes de percussão, especialmente direcionadas para o público infantojuvenil».

Este é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, apoiado pela Direção-Geral das Artes, eixo Programação e Desenvolvimento de Públicos, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico.

O evento conta ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas da Bemposta, das Juntas de Freguesia de Portimão e de Alvor, assim como da Antena2 e da Rádio Portimão, enquanto parceiros media.

 

 



sessões de cinema de inverno
municipio de odemira

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes