Novo Mercado Municipal de Serpa vai ter um Centro Interpretativo do Queijo

Renovado Mercado Municipal de Serpa irá reabrir no próximo dia 29 de maio, após obras profundas de requalificação.

O Novo Mercado Municipal de Serpa, que deverá abrir no final deste mês, vai ter um Centro Interpretativo do Queijo, um «produto de excelência do concelho».

Este será um local onde se valorizará «este produto, dando destaque à forma como é produzido».

Segundo a autarquia, as obras no Mercado «visaram a valorização global do equipamento, mas também a criação de um conceito mais amplo que pretende integrar os mercados de proximidade do concelho numa rede municipal com atratividade turística».

O comunicado da autarquia de Serpa refere que «a obra, que representou um investimento na ordem dos 750 mil euros – e que só foi possível graças ao financiamento a 85% do Programa Valorizar – visa solucionar algumas debilidades que o edifício, anteriormente, apresentava e melhorar as condições de funcionamento dos espaços comerciais, pensando nos seus utilizadores».

No novo mercado, «vão abrir oito novas lojas, dois talhos, uma peixaria, várias bancas de frutas e legumes, bem como, de enchidos e produtos tradicionais e ainda um café, dotado de uma boa esplanada».

«Apesar de inovador e com uma abordagem mais contemporânea», a Câmara de Serpa frisa que o novo Mercado conta, também, «com o elemento mais tradicional dos mercados: a venda de proximidade».

O novo espaço está integrado na Rede Municipal de Mercados que está a nascer em todas as freguesias do concelho, fruto de uma candidatura ao Programa Valorizar, intitulada Serpa, Mercados em Rede.

A rede tem o objetivo de «requalificar e revitalizar a rede de mercados locais no concelho de Serpa, integrando-a na oferta turística, enquanto produto distintivo e em complementaridade com os demais produtos turísticos, de modo a alcançar a sustentabilidade social, ambiental e económica, em paralelo com a garantia da satisfação dos residentes a curto e a médio/longo prazo».

Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, durante uma reunião com os lojistas, que se realizou na passada sexta-feira, destacou que «esta intervenção mais ampla em todos os mercados do concelho só foi possível graças à capacidade do município para captar financiamento para estas intervenções, quer da obra, quer da estratégia de comunicação e marketing».

 

 



Comentários

pub