Museu Rainha Dona Leonor celebra Dia dos Museus com iniciativas para a comunidade e visitantes

DRCAlentejo pretende afirmar a relevância do Museu na salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região

Museu Rainha Dona Leonor, em Beja – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), celebra amanhã, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.

Durante a manhã, as atividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano”, da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7º A da Escola Mário Beirão (Beja). Integram, às 10h15, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2, de Beja.

Às 11h30, uma comunicação sobre a vida em Pax Julia será proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.

À tarde, pelas 16h30, a conferência “O Convento/Paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, por Hermenegildo Fernandes, historiador e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.

Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende «afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região».

As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.

A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo/ Museu Rainha D. Leonor.

 
 



Comentários

pub