Longueira/Almograve e S. Teotónio avançam no desconfinamento a velocidades diferentes

Portugal continuará em Estado de Calamidade até 30 de Maio

A freguesia de Longueira/Almograve, em Odemira, vai acompanhar todo o país no desconfinamento, mas S. Teotónio, também freguesia do concelho odemirense, ainda estará sujeita às regras da segunda fase, que só permitem, por exemplo, a abertura das esplanadas. Estas foram as novidades saídas do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 13 de Maio. 

No briefing após a reunião, Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, anunciou que estas duas freguesias, que estiveram sujeitas a uma cerca sanitária devido à taxa de incidência elevada de casos de Covid-19, melhoraram a sua situação epidemiológica.

A de Longueira/Almograve vai mesmo avançar totalmente no desconfinamento, enquanto S. Teotónio ficará sujeita às regras de 5 de Abril.

No último caso, isto significa que as lojas com até 200 metros quadrados, com porta para a rua, podem funcionar, bem como feiras e mercados não alimentares, por decisão municipal.

As esplanadas poderão reabrir, com 4 pessoas por mesa, até às 22h30 nos dias de semana e até às 13h00 aos fins de semana. As modalidades desportivas de baixo risco são permitidas, bem como a atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

«Odemira fica em situação de alerta», resumiu Mariana Vieira da Silva.

Albufeira também passa a constar da lista de concelhos sob aviso e poderá regredir no desconfinamento, se a sua situação não melhorar.

Em relação aos concelhos de Lagos, Beja e Vidigueira, que tinham levado um aviso na atualização da semana passada, conseguiram melhorar a taxa de incidência e já não estão em situação de alerta.

Segundo a ministra, a realidade é de «melhoria geral do país» nos dados da pandemia, o que leva a que Portugal continue em Estado de Calamidade até 30 de Maio.
 
Quem recua?

Arganil
Lamego

Quem trava no desconfinamento?

Resende

Quem avança?

Cabeceiras de Basto
Carregal do Sal
Paredes

Sob aviso:

Albufeira (entra na lista)
Alvaiázere
Castelo de Paiva
Fafe
Golegã
Melgaço
Montalegre (entra na lista)
Oliveira do Hospital
Torres Vedras (entra na lista)
Vale de Cambra
Vila Nova de Poiares (entra na lista)
Odemira (entra na lista)

– 7 já estavam
– 16 saíram
– 5 entraram
 

 

 

 



Comentários

pub