Idosos de Castro Verde ganham “Direito ao Vento nos Cabelos”

No âmbito do Orçamento Participativo de Castro Verde 2021

Os idodos de Castro Verde ganharam “Direito ao Vento nos Cabelos” e vão passar a “Pedalar Sem Idade”, graças ao projeto que venceu o Orçamento Participativo de Castro Verde 2021, que já se encontra em implementação.

A proposta mais votada neste processo de participação cidadã chama-se “Pelo Direito ao Vento nos Cabelos – Pedalar sem Idade Castro Verde” e consiste na aquisição de «três bicicletas auxiliadas com motor elétrico, com uma cabine com capacidade para duas pessoas e cintos de segurança (trishaws)».

«Em breve», estes veículos «estarão a circular pelas ruas das localidades do concelho, proporcionando aos idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, a oportunidade de usufruir de uma experiência única», segundo a Câmara de Castro Verde.

Proposto por Cidália Alves Guerreiro, este projeto, que recebeu um total de 104 votos, representa num investimento de 39 mil euros da Câmara Municipal de Castro Verde e «tem como finalidade promover passeios gratuitos de 30 a 60 minutos em bicicletas, retirando os idosos da solidão das suas casas ou da rotina diária dos lares, levando-os a passear em veículos adaptados para o efeito, com pilotos voluntários treinados».

Para já, foi assinado o  protocolo de cooperação entre a autarquia e a Pedalar Sem Idade – Associação de Apoio à 3ª Idade.

Na segunda-feira, realizar-se-á no Fórum Municipal de Castro Verde, às 15h00, «uma reunião de trabalho com as possíveis entidades, associações e instituições parceiras, que tem como finalidade apresentar o projeto e definir colaborações que permitam concretizar no terreno os objetivos pretendidos».

«Numa próxima fase, será criada uma bolsa de voluntários e ser-lhes-á ministrada formação, para que possam ficar habilitados a conduzir este tipo de veículo, e será realizado um evento público de apresentação do projeto», explicoua autarquia.

O projeto “Pedalar Sem Idade Castro Verde” «vem acrescentar benefícios relevantes para a integração dos idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida na comunidade local, na melhoria do seu bem-estar geral, da sua autoestima e autoconfiança».

 

 



Comentários

pub