Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A GNR esclareceu que acompanhou hoje de madrugada a operação para realojar no complexo ZMar os imigrantes que trabalham na agricultura na sequência de um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira.

Em comunicado, a GNR explica que a sua atuação surge em resposta a um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira «para garantir as condições de segurança no transporte dos cidadãos a deslocar para as instalações do ‘ZMar Eco Experience’».

A Guarda Nacional Republicana indica ainda que a operação, que decorreu pelas 4h00 e «sem incidentes», contou com o reforço do Comando Territorial de Beja e da Unidade de Intervenção.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O jornal Expresso escreve hoje que para o realojamento no ZMar a GNR «mobilizou um contingente musculado de homens armados e cães para entrar de forma forçada no empreendimento».

Em declarações à Lusa, o responsável pela Proteção Civil no Alentejo disse hoje de manhã que tinham sido realojados cerca de 50 imigrantes no Zmar e na pousada da Juventude de Almograve e que todas as pessoas estavam negativas para o novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

Segundo o responsável, no ZMar foram realojadas cerca de 30 pessoas e na Pousada da Juventude em Almograve 21.

As freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio, no concelho de Odemira, estão em cerca sanitária desde a semana passada por causa da elevada incidência de Covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura na região.

Na sexta-feira, o Governo determinou «a requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional» da «totalidade dos imóveis e dos direitos a eles inerentes» que compõem o complexo turístico ZMar Eco Experience, na freguesia de Longueira-Almograve (Odemira), para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu isolamento profilático.

O complexo ZMar ocupa 80 hectares na freguesia de Longueira-Almograve, integra serviços comuns, como piscina ou spa, e cerca de 260 casas individuais, das quais perto de 100 pertencem ao próprio empreendimento e as outras 160 são de privados.

Desde que foi determinada a requisição temporária do ZMar, para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu isolamento profilático, os proprietários destas casas têm protestado contra a decisão do Governo.

Na quarta-feira, o advogado que representa um grupo de proprietários revelou que interpôs em tribunal uma providência cautelar contra a fundamentação da requisição temporária do complexo turístico.

Além de ter determinado a requisição temporária do ZMar, o Governo, num despacho publicado na segunda-feira à noite em Diário da República, mandou encerrar a atividade dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local nas freguesias de São Teotónio e Longueira – Almograve, onde estão localizadas pelo menos 275 empresas que se encontram impedidas de laborar pois muitos dos seus colaboradores vivem fora da área circunscrita à cerca sanitária.

 

 



jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras de 1,5 milhões no bloco de partos do hospital de Beja arrancam em Julho

Obras de 1,5 milhões no bloco de partos do hospital de Beja arrancam em Julho

Sul Informação - DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!

DGS: Tenha cuidados especiais durante estes dias de calor!

Sul Informação - Trânsito retomado na EN121 em Beringel após incêndio em camião carregado de madeira

Trânsito retomado na EN121 em Beringel após incêndio em camião carregado de madeira