DR Cultura do Alentejo celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa com “Nossa Língua Nosso Chão”

Iniciativa terá as rádios do Alentejo como “palcos”

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) vai celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio, com a 2ª edição do projeto “Nossa Língua – Nosso Chão”, em parceria com a Chão Nosso e a Andante Associação Artística.

“Nossa Língua – Nosso Chão” é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, «tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio de Bibliotecas Públicas portuguesas», explica a Direção Regional de Cultura.

Esta segunda edição, prossegue a entidade, «tem o “Tempo” como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses – entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação -, música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas (também o barranquenho) dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias».

Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de Maio, nas frequências das rádios Campanário (90.6 FM), Castrense (93.0 FM),  Despertar (94.5 FM), Diana FM (94.1 FM), Elvas (91.5 FM e 104.3 FM), Clube de Grândola (91.3 FM), Telefonia do Alentejo (103.2 FM), Sines (95.9 FM), Vidigueira (90.00 FM), Voz da Planície (104.5 FM) e também divulgados nas respetivas redes sociais em podcast.

A imagem do projeto é da autoria de Susa Monteiro e as músicas originais de Dinis Costa.

O dia 5 de Maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de Outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, «prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada», enaltece a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

 

 




 

Comentários

pub