CEBAL celebra Fascínio das Plantas com exposição e seminário

Dia Internacional do Fascínio das Plantas assinala-se a 18 de Maio

Uma exposição fotográfica, cujo elemento central será a planta do cardo, e um seminário online dedicado ao setor dos frutos secos, são as iniciativas com as quais o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) se vai associar à celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas 2021, amanhã e sexta-feira, dias 18 e 21 de Maio.

Amanhã, o Dia Internacional do Fascínio das Plantas propriamente dito, será lançada online a exposição “Cardo –Um recurso endógeno”, «que reúne as diferentes fases de desenvolvimento da planta Cynara cardunculus, vulgarmente conhecida por cardo, desde o momento da germinação da planta até à floração, encerrando o ciclo anual de desenvolvimento quando as primeiras sementes voltam à terra, arrastadas pelos ventos de final de Verão», descreveu o CEBAL.

Aqui, esta planta é dada a conhecer através do «olhar de quem trabalha com ela, em prol da valorização económica deste recurso endógeno de elevado valor».

A exposição poderá ser visitada na página de Facebook do CEBAL e vista no canal de YouTube do centro.

No dia 21, às 14h00 o centro realizará o seminário online “Frutos Secos do Alentejo – O Contributo da Ciência para a Sustentabilidade do Sector”, que pretende reunir investigadores e produtores do setor, «partilhando experiências e conhecimento científico e tecnológico para o desenvolvimento sustentável desta fileira».

Esta iniciativa, promovida pelo Centro de Transferência de Tecnologia (CTT) do CEBAL, em parceria com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, «explorará, pela parte da ciência, as estratégias de ação territoriais e ferramentas biotecnológicas para a produção de amendoeiras de elevada qualidade fitossanitária, bem como as estratégias agronómicas sustentáveis para maior produtividade dos pomares».

«Do tecido produtivo, com a perspetiva de quem produz, haverá a partilha das suas experiências e visões e das práticas de produção que aplicam», explicou o CEBAL.

A inscrição prévia é obrigatória através deste formulário.

A sessão poderá ser acompanhada em direto na plataforma Zoom. Para mais informações consulte a página de Facebook do CEBAL ou no site do centro.

O Dia do Fascínio pelas Plantas é uma iniciativa da European Plant Science Organisation (EPSO) «que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversas áreas, desde a agricultura e produção sustentável de alimentos, à silvicultura e produção de bens não alimentares, bem como à cultura e ao lazer».

Em Portugal, a iniciativa é coordenada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa(ITQB NOVA) e pela Sociedade Portuguesa de Biologia das Plantas, e pretende «que as instituições e empresas nacionais se juntem às centenas de entidades, de mais de 40 países, para festejar o maravilhoso mundo das plantas».

O CEBAL tem sido participante assíduo, celebrando este dia e dando a conhecer a investigação desenvolvida nesta área.

A exposição fotográfica foi desenvolvida no âmbito dos projetos “CynaraTeC -Transferência de TeCnologiapara Valorização do Cardo” e “MedCynaraBioTec –Seleção de Genótipos de Cynara cardunculus para Novas Aplicações Biotecnológicas: potenciar a cadeia de valor do cardo, uma cultura mediterrânica bem adaptada”, financiados pelo Alentejo 2020.

 

 



Comentários

pub