Câmara de Beja promove visitas às aldeias e vilas do concelho

Objetivo é dar a conhecer a habitantes e visitantes o que de melhor existe e se faz no concelho

foto Vítor Besugo

Foto: Vítor Besugo

O projeto “Pelas Aldeias de Beja” começa este sábado, 29 de Maio, a partir da 10h00. O pontapé de saída é dado em Beringel.

O objetivo da iniciativa é dar a conhecer melhor uma aldeia ou vila do concelho por mês, através de visitas de carácter cultural e patrimonial, aos locais de maior importância de cada localidade.

Assim, ao longo de quinze meses, é lançado o repto para «os habitantes de Beja e visitantes do concelho descobrirem as nossas aldeias, através de propostas de deambulação pelo edificado e lugares de memória», revela o município.

Com a duração de 2h30, as visitas serão acompanhadas por um ou mais guias versados na história local.

Nas visitas serão privilegiados «os marcos arquitetónicos, a traça do casario e os estabelecimentos tradicionais, ainda em uso ou já abandonados, mas também, as histórias que povoam, ainda, a memória dos habitantes, recuperando a tradição oral e o património mais imaterial que estes lugares evocam».

Após a visita, os participantes serão convidados a almoçar num estabelecimento local permitindo, desta forma, que descubram alguns segredos gastronómicos para lá da cidade de Beja.

Face à pandemia da Covid-19, nesta fase, as visitas ainda, estão limitadas a 20 pessoas e com deslocação, em transporte próprio.

 



Comentários

pub