Alentejo tem 28 praias com Qualidade de Ouro

Galardão é atribuído pela Quercus

O Alentejo tem 28 praias com Qualidade de Ouro, em 2021, menos uma do que no ano passado, anunciou a Quercus.

Segundo a associação ambientalista que atribuí esta bandeira que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas, na época balnear de 2021 foram identificadas 392 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, «mais 6 do que em 2020».

«Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 52 são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias Qualidade de Ouro na região algarvia (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%», ilustrou a Quercus, numa nota de imprensa.

A região do Tejo e Oeste mantém-se como a mais galardoada, com 100 praias de Qualidade de Ouro, menos seis do que há um ano.

Seguem-se o Algarve e a região Norte, com 93 (+3) e 72 (+6) praias galardoadas.

Seguem-se os Açores (42 no total, menos duas praias que em 2020), Madeira (30, mais 7), Alentejo (28, menos 1) e Centro (27, menos 15 e “recordista” na perda de galardões).

Em 2021, a Quercus baseou-se em três grandes critérios para a atribuição da classificação de Praia com Qualidade de Ouro.

O primeiro é a obrigatoriedade das praias terem tido «qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020)».

Por outro lado, as análises feitas ao longo da época balnear de 2020 têm todas de ter apresentados resultados «melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares».

Na prática, isto significa que o valores de Enterococos intestinais e Escherichia coli têm de ser inferiores a determinado valor.

«Na última época balnear (2020), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia», acrescentou Quercus.

Os dados utilizados nesta avaliação baseiam-se na informação pública oficial, «tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas».

«À semelhança do ano passado, a Quercus reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde aquando da frequência das zonas balneares», concluiu a associação.

 

Praias de Ouro no Alentejo:

Grândola (9):
Aberta nova
Atlântica
Carvalhal
Comporta
Galé-Fontaínhas
Melides
Pego
Tróia-Bico das Lulas
Tróia-Mar

Mértola (1)
Albufeira da Tapada Grande

Odemira (7)
Almograve
Alteirinhos
Carvalhal (Odemira)
Farol
Franquia
Furnas
Santa Clara

Santiago do Cacém (1)
Costa de Santo André

Sesimbra (2)
Califórnia
Ouro

Setúbal (4)
Figueirinha
Galapinhos
Galapos
Portinho da Arrábida

Sines (4)
Grande de Porto Covo
Ilha do Pessegueiro
S.Torpes
Vieirnha-Vale Figueiros

 



Comentários

pub