Águia-imperial-ibérica recuperada de ferimentos volta aos céus em Mértola

Maioria dos casais reprodutores desta espécie registam-se no Alentejo

Uma água-imperial-ibérica (Aquila adalberti) vai ser libertada, esta segunda-feira, 31 de Maio, junta a São João dos Caldeireiros, no concelho de Mértola. A libertação será promovida pelo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Centro de Estudos de Migrações e Proteção de Aves (CEMPA) e o Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Câmara Municipal de Lisboa.

«Este imaturo, batizado de Torto, foi uma das crias resgatadas, após queda do ninho, durante a onda de calor dos finais de Junho de 2020, pela equipa do ICNF com a colaboração da Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e da empresa JJTomé», explica o ICNF.

A ave esteve em recuperação no Centro de Recuperação de Animais Silvestres da Câmara Municipal de Lisboa, onde chegou com ferimentos num dos olhos. O animal recebeu tratamentos e, após a alta, foi planeada a sua libertação.

No Torto, será instalado um emissor GPS/GSM, que foi cedido pela Fundacion CBD-Hábitat, de Espanha, com o objetivo de monitorizar a sua adaptação ao meio natural.

Desde 2004 que os Governos Português e Espanhol trabalham em colaboração para a conservação desta espécie. Desde essa data até à atualidade têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de monitorização dos territórios em que a espécie ocorre em Portugal Continental. A maioria dos
casais reprodutores, em Portugal registam-se na região do Alentejo.

Em 2020, foram assinalados 21 casais reprodutores, mais 7 casais do que em 2019, sendo que, em Portugal, ocorrem atualmente 24 casais, mais 7 do ano anterior.

Destes 21 casais, chegaram ao final desta época de reprodução cerca de 20 crias voadoras, número idêntico ao ano de 2019.

 




 

Comentários

pub