Qualifica4Agro premeia a inovação digital de três PME’s do Alentejo

Quinta do Paral (Vinho), Queijaria Guilherme (Queijo) e Usuários do Freixo do Meio (Enchidos e Presuntos e Azeite) foram os vencedores da região alentejana

Três pequenas e médias empresas (PME’s) alentejanas foram premiadas pela sua inovação e marketing digital nas categorias de vinho, queijo, enchidos, e presuntos e azeite, no âmbito do projeto Qualifica4Agro.

Os vencedores, no Alentejo, foram a Quinta do Paral (Vinho), Queijaria Guilherme (Queijo) e Usuários do Freixo do Meio (Enchidos e Presuntos e Azeite).

A cerimónia de entrega de prémios, que decorreu online, foi o culminar de um projeto «que tem contribuído para a promoção e divulgação de produtos endógenos no Norte, Centro e Alentejo», segundo os organizadores da iniciativa.

O projeto, que termina no final do mês, «revelou resultados positivos». Numa fase pandémica em que «os canais digitais nunca foram tão importantes», o “Qualifica4Agro” «muniu as empresas de uma série de ferramentas para agarrar não só o presente, mas também o futuro».

Cada PME vencedora irá receber um prémio monetário de dois mil euros.

Na região Norte, os vencedores foram a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (Azeite), Casa do Barreiro (Vinho), Prados de Melgaço (Queijo) e Etnoglamour – Natureza e Gourmet (Enchidos e Presuntos).

Na região Centro, quem venceu foi a Vinumnostrum (Vinho), Sabores da Soalheira (Queijo), Fio da Beira (Azeite) e Casel (Enchidos e Presuntos).

António Moitinho Rodrigues, diretor do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar (Associação Centro Tecnológico de Castelo Branco), uma das entidades promotoras do projeto, sublinhou a «importância e
atualidade do projeto» que, em tempos de pandemia, foi uma ferramenta imprescindível para «melhorar a comercialização dos produtos».

O “Qualifica4Agro” criou 4 manuais e vídeos de apoio às PME’s, em diferentes temas (marketing digital, saúde financeira do negócio e ferramentas de degustação).

Os restantes parceiros do projeto também fazem «um balanço muito positivo». Sandra Cascalheira, da Associação de Defesa do Património de Mértola, afirma que o projeto trouxe «importantes mais valias na qualificação das PME».

Cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Qualifica4Agro visa «promover a inovação organizacional e marketing nas PME do setor agroalimentar, com atuação na produção e comercialização de produtos endógenos, através da qualificação dos seus agentes para a transformação empresarial e implementação de tecnologias i4.0 nos seus modelos de gestão».

 

 



Comentários

pub