Odemira diz que «existiam condições para desconfinamento geral do concelho»

Autarquia expressa a sua «solidariedade às freguesias de S. Teotónio e de Longueira/Almograve perante a medida desproporcional de cerca sanitária»

A Câmara de Odemira considera que, apesar da cerca sanitária decretada esta quinta-feira, 30 de Abril, pelo Governo para duas freguesias, «existiam condições objetivas para um desconfinamento geral do concelho». A autarquia, que teve uma reunião de emergência, depois do Conselho de Ministros, também pede ao Governo que tome «medidas imediatas para o apoio ao tecido económico local». 

Numa tomada de posição tornada hoje pública, o executivo de Odemira considera tem havido uma «descida acentuada do número de casos de infeção», além «do incremento da taxa de vacinação nos últimos 14 dias».

Estes são fatores que fazem com que este município alentejano considere que se podia ter avançado «para um desconfinamento geral do concelho».

A autarquia expressa a sua «solidariedade às freguesias de S. Teotónio e de Longueira/Almograve – suas instituições, cidadãos e tecido económico – perante a tomada de uma medida desproporcional de cerca sanitária a estas freguesias».

Nesta tomada de posição, Odemira volta a reivindicar a «tomada de medidas imediatas para o apoio ao tecido económico local de Odemira, privado de desenvolver a sua atividade económica regular», além da «urgente vacinação de toda a população do concelho».

A autarquia solicitou ainda o «cumprimento das medidas relativas ao alojamento de trabalhadores», bem como que se produza, «com caracter urgente, legislação que vise regular e estabelecer os limites de lotação por tipologia habitacional e um modelo de fiscalização e contraordenacional».

Os surtos de Covid-19, que têm feito aumentar os números deste concelho alentejano, têm, de resto, tido lugar em concentração de explorações agrícolas intensivas, onde trabalham sobretudo muitos migrantes estrangeiros.

Por fim, a Câmara de Odemira volta a pedir ao «Governo a revisão da metodologia de cálculo dos indicadores de infeção que servem de base à decisão», expressando a sua «disponibilidade, empenho e determinação em colaborar com todas as entidades».

 

 



Comentários

pub