Odemira ajuda a agendar vacinação no Balcão Único e permite testes grátis

Medidas foram tomadas pela task force de Odemira

O Balcão Único do Município de Odemira vai apoiar, a partir de segunda-feira próxima, 3 de Maio, os cidadãos com mais de 65 anos, no agendamento da vacinação, enquanto o Centro de Testagem de S. Teotónio, localizado no Parque de Feiras e Exposições, também passará a estar aberto para testes gratuitos. 

Estas foram medidas tomadas pela task force de Odemira, que esteve reunida ontem, dia 28 de Abril, liderada por Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado responsável pelo combate à pandemia no Alentejo, e com a participação do presidente da Câmara José Alberto Guerreiro e demais entidades envolvidas no esforço concertado para operacionalizar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19.

«Depois de avaliada a situação epidemiológica do concelho, foram articuladas várias medidas, que incidem na continuação da testagem, reforço da vacinação, garantia de isolamento de doentes Covid-19, fiscalização nas empresas e dinamização de campanha de prevenção e intervenção», diz a Câmara de Odemira.

Assim, em paralelo com as medidas de vacinação, e por determinação da Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral, «as empresas têm a obrigação de testar os seus trabalhadores, sendo essa testagem da responsabilidade dos próprios empregadores».

Para garantir o alojamento de cidadãos que não têm a possibilidade de realizar em casa o isolamento, em caso de doença Covid-19, «estão a ser articulados os meios necessários para a operacionalização de uma nova Estrutura de Apoio de Retaguarda».

As ações da Autoridade para as Condições do Trabalho, em articulação com a Guarda Nacional Republicana, continuarão a ser realizadas junto das empresas agrícolas, «devendo passar da primeira fase pedagógica para uma segunda fase fiscalizadora».

Por fim, «vai ser dinamizada uma campanha de sensibilização de prevenção, através da Equipa Integrada de Prevenção à Covid-19, que envolve a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Segurança Social, GNR, Alto Comissariado para as Migrações e Município de Odemira».

 

 



Comentários

pub