Ministra da Coesão Territorial saiu de Castro Verde com o «coração cheio»

«Sou otimista quanto ao futuro destes territórios, sobretudo se tiverem lideranças. Nós sabemos que, em qualquer projeto, as lideranças são fundamentais, e é isso que eu vejo em Castro Verde», disse a governante

«Vamos de coração cheio», confessou Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, aos jornalistas, depois da visita que fez esta terça-feira, 6 de Abril, aos principais projetos concluídos e em curso no concelho de Castro Verde.

Durante esta visita, a governante esteve reunida com António José Brito, presidente da Câmara de Castro Verde, e visitou a Basílica Real, as novas instalações do Centro de Artes e Viola Campaniça e as obras da futura Residência Autónoma da CERCICOA.

Ana Abrunhosa marcou também presença numa sessão pública que assinalou o final das obras da Rua Morais Sarmento, uma das principais vias comerciais de Castro Verde.

No final da visita, a ministra salientou que os aqueles projetos se revestem de grande importância para estes territórios e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida das populações.

«Não tenho dúvidas de que estes projetos de investimento, e que têm financiamento de Fundos Europeus, são a escolha certa. Estamos a falar de projetos que melhoram a qualidade de vida da população. Sou otimista quanto ao futuro destes territórios, sobretudo se tiverem lideranças. Nós sabemos que, em qualquer projeto, as lideranças são fundamentais, e é isso que eu vejo em Castro Verde. Vejo liderança, vejo estratégia e vejo projetos que concretizam essa estratégia», disse.

A governante salientou o trabalho desenvolvido pela autarquia castrense, dizendo que «o melhor investimento que um autarca pode fazer, é fazer investimento público que depois multiplique em investimento privado».

 

 

«Não há uma fórmula mágica para o desenvolvimento dos territórios», mas ele é feito com «aqueles que cá estão e a partir daquilo que os territórios têm: as pessoas e os seus recursos», sublinhou ainda Ana Abrunhosa.

 

 

Durante a vista, o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde teve oportunidade de destacar a importância do conjunto de investimentos que a autarquia tem em curso no concelho.

«Estamos a falar de um conjunto de projetos, uns que estão concluídos, outros em curso ou prestes a iniciar, que envolvem um investimento global na ordem de 10,8 milhões de euros», disse António José Brito.

O autarca destacou «a requalificação urbana da Rua Morais Sarmento» como «um exemplo disso», realçando, igualmente, a criação da Zona Empresarial de Castro Verde, que representa um investimento de 1,9 milhões de euros e a requalificação da Escola Secundária, num investimento superior a 3 milhões de euros, que ao que tudo indica começará no Verão.

Marcaram ainda presença nesta visita Carlos Miguel, secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, António Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, Telma Guerreiro, deputada do PS eleita por Beja, António José Paulino, presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével e António Matias, presidente da CERCICOA.

Na visita, Ana Abrunhosa também falou sobre o investimento já aprovado e em execução, relativo a fundos comunitários destinados a projetos de desenvolvimento urbano sustentável pelo país. 

 

 

 



Comentários

pub