Ministra da Coesão Territorial inaugurou Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde

A inauguração do espaço teve lugar este domingo, 25 de Abril

A ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa inaugurou este domingo, 25 de Abril, o novo Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde.

«Não podia haver dia melhor que o 25 de Abril para celebramos este Centro que recupera a tradição da viola campaniça», disse Ana Abrunhosa.

A ministra frisou ainda que este novo espaço é um «bom exemplo da aplicação de fundos europeus, na medida em que um país desenvolvido passa por uma aposta forte na educação e na cultura e que a preservação da memória e das tradições são uma bela forma de identificação territorial e promoção da coesão territorial».

O novo Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde representa um investimento municipal de 632.068,79 euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.

Para António José Brito, presidente da autarquia, trata-se «de um investimento marcante para Castro Verde que vai conseguir valorizar tradições» e, por outro lado, «continuar a fortalecer o trabalho que Castro Verde tem desenvolvido ao nível do toque e também da construção da viola campaniça».

O Centro de Artes e da Viola Campaniça está localizado na Rua D. Afonso Henriques, em pleno centro histórico da vila, e dispõe de instalações apropriadas para a construção e toque da Viola Campaniça, e oficinas para a promoção de atividades inovadoras ligadas às artes e ofícios.

Para o autarca, este novo espaço é «uma âncora fundamental de valorização da nossa cultura, em particular da viola campaniça».

 



Comentários

pub