Marcelo Rebelo de Sousa inaugura 37ª Ovibeja

Certame realiza-se a 22 e 23 de abril e tem preparados seis webinares

Foto de arquivo

O Presidente da República vai presidir, na próxima quinta-feira, 22 de Abril, às 10h00, à sessão de abertura da 37ª Ovibeja que, este ano, se realiza em versão digital. A ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes vai fazer o encerramento do certame no dia 23.

«Com uma programação intensa, participação de expositores e uma boa dose de inovação e empreendedorismo, a edição, deste ano, da Ovibeja traz aos seus públicos “Todo o Alentejo deste Mundo”, numa plataforma online de livre acesso, quer por computador, quer através de dispositivos móveis», revela a ACOS, entidade organizadora do evento.

Palco de apresentação e discussão dos temas centrais da agricultura, a edição deste ano da Ovibeja vai realizar um conjunto de webinars que podem ser acompanhados a partir do site do evento, no auditório ACOS, sem necessidade de inscrição prévia.

Além da possibilidade de assistir, em direto, a ACOS preparou ainda apontamentos de reportagem, na TV Ovibeja, através de breves conversas com os intervenientes, antes e depois dos webinares. Tudo acessível a partir do site da Ovibeja.

No primeiro dia da feira, a partir das 10h00, haverá uma reflexão em torno do tema “Sustentabilidade dos Sistemas Agro-Silvo-Pastoris” culminando com a apresentação do Centro de Competências sobre Pastoreio Extensivo.

No mesmo dia, às 15h00, vai realizar-se uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade do Sector Vitivinícola do Alentejo”, seguindo-se, a partir das 17h30, o colóquio sobre “Olivicultura e Azeite”.

No dia 23, às 10h00, vai decorrer um webinar sobre “Investimentos no sector agrícola no âmbito da nova PAC”, que conta com a participação da Gestora do PDR2020 e um representante da Comissão Europeia.

Às 14h30, inicia-se novo debate sob o mote “A Utilização e Gestão de Perímetros de Rega Públicos – Experiências Europeias” que conta com oradores de três países: Portugal, Itália e Espanha.

O último webinar tem hora marcada para as 16h30 e vai abordar a “Gestão do Regadio no perímetro do EFMA”. Esta reflexão vai contar com a participação de representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao regadio e será encerrado pela ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes.

O acesso ao evento e a todas as iniciativas da Ovibeja é livre, sem necessidade de inscrição. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

 

 



Comentários

pub