Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

O centro comercial Mar Shopping Algarve reuniu 450 artigos para doar à associação G.A.T.O., responsável por gerir e equipar dois projetos de habitação e reinserção social para sem-abrigo, em Loulé. 

As doações foram realizadas por visitantes do MAR Shopping Algarve, colaboradores de lojas, colaboradores de prestadores de serviços e elementos da equipa do shopping algarvio.

Algumas marcas do shopping também se disponibilizaram para prestar apoio adicional.

vila do bispo

Os artigos doados incluíam utensílios de cozinha, artigos decorativos, iluminação, mobília, atoalhados, jogos de cama, eletrodomésticos vários (maquinas de café, torradeiras, varinhas mágicas, entre outros), estendais de roupa e outros objetos de uso quotidiano, que ajudarão a equipar o projeto “Apartamentos Partilhados” e o projeto “Casa Ajuda”, inserido na iniciativa nacional Housing First.

Ambos são respostas sociais que estão a ser ativadas no município pela Associação G.A.T.O. em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé e que, no total, têm como objetivo apoiar 15 sem-abrigo.

As marcas do shopping também apoiaram a iniciativa. A My Pastta já doou massas e produtos alimentares, enquanto a Farmácia Silveira irá doar diretamente artigos para kits de primeiros socorros e a Aromas produtos de higiene.

«Foi muito gratificante colaborar com a Associação G.A.T.O. nesta angariação de bens e ver que foram obtidos excelentes resultados, que vão possibilitar melhorar a vida das pessoas que integram estas iniciativas. Foi feita uma grande mobilização de toda a equipa, colaboradores e visitantes, a quem agradecemos, para apoiar estes projetos de habitação», diz Ana Antunes, diretora do Mar Shopping Algarve.

«O nosso objetivo é continuar a colaborar com a associação sempre que possível em iniciativas semelhantes», acrescenta.

O objetivo dos dois “Apartamentos partilhados” temporários e da iniciativa “Housing First”, pioneira no Algarve, é a reinserção e integração de pessoas em situação de sem-abrigo na sociedade, promovendo a vida independente e fazendo o acompanhamento por uma equipa técnica, que se foca em áreas como a saúde, educação, trabalho, higiene e gestão doméstica.

Estes projetos decorrem de protocolos assinados entre o Instituto da Segurança Social e várias associações ao nível nacional, ao abrigo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. No Algarve, dois destes protocolos foram assinados com o G.A.T.O. – Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, uma IPSS que existe há mais de 30 anos no Algarve, estando sediada em Faro.

 



Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Sul Informação - Prisão preventiva para jovem de 26 anos detido em Albufeira por tráfico de droga

Detido em Faro homem que roubava idosos e pessoas com limitações físicas

Sul Informação - Fernando Araújo: Listas de espera no SNS aumentaram porque procura cresceu mais de 20%

Antigo Centro de Saúde de Loulé vai ter obras

Sul Informação - Loulé cria bolsa de 200 mil euros para atrair médicos ao novo Centro de Saúde Universitário

Dez mil utentes de Loulé vão ter médico de família até final do ano