Hospital de Beja já tem consultas de acompanhamento a doentes que tiveram Covid-19

Assegurar a total recuperação dos doentes, no pós-Covid, é o objetivo desta medida do Conselho de Administração da ULSBA

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem, desde esta quinta-feira, uma consulta de Follow-Up Covid-19, da responsabilidade do Serviço de Medicina Interna, mas de âmbito multidisciplinar.

Para garantir uma resposta completa, junta-se ao serviço de Medicina Interna, “o importante apoio da enfermagem de reabilitação, da Medicina Física e Reabilitação e do Departamento de Psiquiatria e Saúde ental, sempre que se justifique», revela a ULSBA, num comunicado.

Com esta medida, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, pretende, «acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos doentes após a doença Covid-19, visando a sua total recuperação, através da avaliação de sequelas (pulmonares ou a nível de outros órgãos e sistemas) e, assim, adequar as necessidades e os cuidados de saúde futuros».

Este seguimento médico,pós-Covid-19, destina-se a pessoas que estiveram internadas com a doença classificada, clinicamente, como moderada ou grave e a doentes referenciados pelos Cuidados de Saúde Primários.

De acordo com a mesma fonte, «a avaliação desta necessidade de acompanhamento clínico inicia-se com uma consulta de pré-triagem, realizada telefonicamente, durante a qual é avaliado o interesse do doente na consulta e permitirá aferir qualquer queixa ou sintoma, potencialmente, relacionado com a infeção a SARS-CoV-2».

«A data da consulta, a realizar em contexto hospitalar, será adequada em função desta primeira abordagem», explica, ainda a nota da ULSBA.

 

 

 



Comentários

pub