Governo cria task force exclusiva para Odemira e reforça a vacinação no concelho

Nos últimos dias, Odemira foi visitada por membros do Governo

Vacinação em curso – Foto: Câmara de Odemira

Uma task force exclusiva para o concelho de Odemira, para «operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19» e a intensificação da vacinação no concelho são duas das medidas que serão implementadas neste município, para combater a elevada incidência da doença.

Nos últimos dias, Odemira, que foi um dos quatro concelhos que teve de voltar atrás no desconfinamento e tem a taxa de incidência mais elevada do país, foi visitada por membros do Governo, que anunciaram medidas extraordinárias de combate à pandemia.

Segundo os últimos dados divulgados pela DGS, referentes ao período entre 7 e 20 de Abril, Odemira registou 991 casos por 100 mil habitantes, a mais elevada da lista relativa à incidência cumulativa a 14 dias.

No mesmo dia em que estes dados foram divulgados, a passada sexta-feira, dia 23, Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e coordenador regional do combate à pandemia, reuniu-se com José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.

Neste encontro, o membro do Governo anunciou a criação da task force, que «reúne várias entidades locais e regionais e fará o acompanhamento diário da situação epidemiológica no concelho», e «informou sobre as medidas a implementar no território», segundo a autarquia odemirense.

No domingo, dia 25 de Abril, foi anunciado um reforço da vacinação em Odemira, à semelhança do que acontecerá em Portimão, na sequência de uma visita de Jorge Seguro Sanches, de António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e do vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador do Plano de Vacinação, ao Centro de Vacinação de São Teotónio.

Nas próximas semanas, serão administradas «mais 6 mil vacinas» no concelho de Odemira, «com o objetivo de abranger o maior número de habitantes possível».

«Até à primeira quinzena de Maio, pretende-se que mais de 40% da população esteja vacinada, de acordo com os critérios estabelecidos, designadamente periodizando os cidadãos por idade e doença de risco», segundo a Câmara de Odemira.

O reforço da vacinação já tinha sido, de resto, uma das medidas anunciadas na reunião mantida na sexta-feira entre Jorge Seguro Sanches e José Alberto Guerreiro, à semelhança da «continuação da ação de testagem à comunidade, reforço dos meios de segurança para ações de controlo e fiscalização, reforço dos profissionais de saúde (através dos meios do Exército Português) e reforço das ações da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho».

O Sul Informação tentou, sem sucesso, obter declarações do presidente da autarquia sobre esta matéria.

 

 
 



Comentários

pub