Festival Internacional de Teatro do Alentejo arranca a 29 de Abril

Lendias d’Encantar, a organização do FITA, promete dez dias de muito teatro

A 8ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) está de volta, de 29 de Abril a 8 de Maio, apresentando um conjunto diversificado de propostas.

Este ano, o evento, que já é considerado um dos maiores do género no Sul do país, garante 10 dias de muito teatro um pouco por todo o Alentejo.

Lançado, em 2014, pela Lendias d’Encantar, num ano em que decorreu, apenas, em duas cidades do Alentejo, atualmente o FITA é promovido em mais de 10 localidades da região.

Desde 2018, o evento integra duas redes internacionais de festivais ibero-americanos, juntamente com outros 52 festivais de todo o mundo.

O festival tem um cariz ibero-americano, com uma direção artística eclética e traz, todos os anos, a Portugal companhias profissionais de teatro de dezenas de países daquela área geográfica.

«Além do crescimento em território e em número de público participante, em 2020 foi considerado evento Premium pelo Turismo do Alentejo, confirmando a sua importância também ao nível da economia da região, sendo evidente o seu contributo direto e indireto para o tecido empresarial do Alentejo», sublinha a Lendias d’Encantar.

Apesar de acontecer, maioritariamente, a sul do Tejo, a sua intervenção ultrapassa em muito o território nacional, como provam as ações de promoção e captação de públicos desenvolvidas, em 2019, em Espanha, Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e República Dominicana.

Anualmente, a Lendias d’Encantar faz deslocar uma equipa a diversos países do espaço ibero-americano, no intuito de contratação de companhias de teatro estrangeiras, mas também de captação de públicos, «sendo já também evidente a presença de público estrangeiro nos espetáculos promovidos no âmbito do FITA».

O FITA é uma organização da Lendias d’Encantar, estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes e conta com o apoio de vários municípios do Alentejo.

 



Comentários

pub