A Câmara de Faro assinou no passado dia 9 um protocolo com a Plataforma Saúde em Diálogo, entidade responsável pelo projeto de literacia em saúde Espaço Saúde 360º Algarve, que vai «permitir fortalecer a implementação de estratégias de apoio e capacitação dos idosos do concelho».
O Espaço Saúde 360º Algarve é um projeto que «procura a promoção da literacia em saúde junto da população mais velha, nomeadamente cidadãos algarvios com mais de 65 anos, condição socioeconómica desfavorecida e baixa escolaridade», segundo a Câmara de Faro.
«Os utentes passam por uma avaliação, que permite a elaboração de um plano de ação pessoal, que prevê a recomendação de atividades em várias áreas de intervenção, contando com um acompanhamento pessoal permanente e beneficiando todos os participantes das atividades desenvolvidas pelos parceiros do projeto», acrescentou a autarquia.
Após assinar o protocolo, o município de Faro passa a colaborar nas iniciativas do programa, «nomeadamente na identificação e referenciação de utentes que possam incluir-se no seu público-alvo, sobretudo os mais vulneráveis financeira e socialmente e na inclusão dos utentes do Espaço Saúde 360º Algarve nas suas atividades destinadas a idosos».
O projeto conta com apoio do Programa Operacional CRESC Algarve 2020 e do Portugal Inovação Social.
A Câmara de Faro tem, desde 2012, um Gabinete de Apoio ao Idosos e o Grupo de Trabalho na Área do Envelhecimento (GTAI), que integra 11 entidades com respostas nesta área.
«Também nesse âmbito, a autarquia implementou projetos como a teleassistência domiciliária, o apoio na aquisição de medicação (através do cartão Abem), ou o GPSS – Grupo de Proximidade na Promoção dos Direitos Sociais e Segurança (em parceria com a GNR). Simultaneamente, a autarquia tem promovido o “Faro Sénior”, um conjunto de iniciativas lúdicas e pedagógicas, que promovem o envelhecimento ativo e a melhoria da qualidade de vida, minimizando o isolamento dos cidadãos mais idosos do concelho», concluiu a Câmara.