Depois da tormenta, Moura acompanha 4ª fase do desconfinamento

Concelho do distrito de Beja tinha, há 15 dias, recuado no desconfinamento

Álvaro Azedo

“O nosso concelho segue para a última fase de desconfinamento, que se inicia a 1 de Maio”, reage, com orgulho, o presidente da autarquia de Moura.

Recorrendo às redes sociais, Álvaro Azedo afirma: “não me sinto surpreendido, pois tenho consciência, aliás, todos temos, plena noção do trabalho que temos, de forma solidária, vindo a fazer ao longo de um tortuoso ano de pandemia”.

No texto partilhado na sua página pessoal de Facebook, o autarca escreve: “noto que na conferência de imprensa que terminou há pouco, o Sr. Primeiro Ministro toca em questões que Moura levantou, ao longo das últimas semanas, entre elas a forma de se ajuizar melhor a situação em cada um dos municípios (…) quer a análise da situação particular por freguesia, quer a questão relacionada com um período de análise de 15 dias, demasiado longo para validar a situação real em cada município”.

“Certo é que municípios de baixa densidade populacional já começaram a levantar a voz perante os critérios que temos vindo a contestar”, desabafa o presidente da Câmara de Moura, questionando se “não estava perante os nossos olhos que, hoje, seria Moura, e amanhã seriam outros os municípios alvo destes critérios tão injustos quanto absurdos? Foi isso que senti aquando do nosso passo atrás”.

Álvaro Azedo considera que o avanço do município a que preside acontece devido a “todos, munícipes, entidades locais e regionais” que se dedicaram “de alma e coração na árdua tarefa de juntos” superarem “esta fase difícil” e seguirem em frente.

Contudo, alerta: “conseguimos, mas temos de continuar como até aqui. Temos de nos manter unidos, cientes de que o futuro pode ser um retrocesso se nos deixarmos levar pelo facilitismo. E os tempos não estão para facilidades”.

Nesse sentido, o autarca deixa um apelo: “peço, a todos, que nos mantenhamos unidos mais do que nunca, e que façamos o que importa fazer para que a população do nosso concelho se mantenha segura, as nossas empresas possam retomar o seu funcionamento sem passos atrás, e acima de tudo, que continuemos a dar o grande exemplo solidariedade e devoção ao concelho que tem servido de exemplo para a região e país”.

“Continuaremos a cumprir a nossa missão em articulação com as autoridades locais, regionais e nacionais, sem desejarmos fazer o papel de epidemiologistas instantâneos“, salienta, ainda, o presidente do município alentejano.

A Câmara de Moura espera, até ao próximo dia 5 de Maio, ter a população com mais de 60 anos vacinada (cerca de 1200 pessoas), depois de ter tido luz verde, no passado domingo, para arrancar com um plano de vacinação massiva no concelho.

 

 
 



Comentários

pub