Autarca de Beja espera que incumprimento das regras nas esplanadas não se venha a repetir

Ajuntamentos ocorreram, esta semana, assim que entrou em vigor a primeira fase do desconfinamento

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, espera que o incumprimento das regras, verificado em esplanadas na cidade, não se venha a repetir, depois de fotos partilhadas nas redes sociais terem causado polémica.

Esta semana surgiram, nas redes sociais, fotografias de pessoas, na sua maioria jovens, em esplanadas da cidade de Beja, junto à zona universitária, a não cumprirem as regras de proteção contra a Covid-19.

Questionado pela Rádio Pax sobre esta matéria, o presidente do município de Beja sublinhou que «são jovens muito bem informados sobre os riscos» e «as formas de contágio».

Paulo Arsénio referiu que «existem regras que devem ser cumpridas, também, nas esplanadas, os proprietários estão a par das mesmas e as autoridades deverão aplicar contraordenações sempre que considerarem que as regras não estejam a ser cumpridas».

«Pontualmente têm havido situações em que, aparentemente», as regras não são cumpridas, disse o autarca, considerando, contudo, que «não se deve ter uma atitude de policiamento mútuo porque todos nós poderemos cometer algum erro ou lapso».

«Vamos esperar que depois desta febre inicial de desconfinamento e de abertura de esplanadas que estas situações não se repitam», sublinhou Paulo Arsénio.

 

 

O presidente da Câmara de Beja revela que, neste momento, «o número de casos ativos no concelho não é expressivo ao ponto de ser uma situação considerada como muito preocupante, por enquanto».

O autarca recorda que, há dois meses, Beja chegou a registar perto de 800 casos ativos. Atualmente, tem 43 pessoas infetadas com a Covid-19, mas há uma semana e meia chegou aos 16 casos.

Nesse sentido, Paulo Arsénio frisa que «para que Beja fique abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, na próxima semana – altura de reavaliação da situação epidemiológica – e o desconfinamento possa prosseguir, é fundamental que sejam cumpridas todas as medidas de proteção, amplamente, difundidas pela DGS».

 

 

 



Comentários

pub