Variante de Aljustrel inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência

Obra vai contribuir para a dinamização e crescimento da atividade económica do concelho

A Variante de Aljustrel foi inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo, para ser executado entre 2021 e 2026.
 
Segundo a Câmara de Aljustrel, «o Governo considerou assim que a Variante de Aljustrel faz parte do conjunto de reformas e de investimentos que permitirão ao País retomar o crescimento económico sustentado»

Esta infraestrutura, «determinante para o desenvolvimento do concelho» é, há anos, reivindicada pela autarquia e pela população e permitirá melhorar o acesso à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial.

O Município de Aljustrel reuniu-se com a empresa RPlanning para a execução do estudo prévio do traçado da variante, nomeadamente, para
dispensa da Avaliação de Impacto Ambiental, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
 
A câmara municipal explica que juntou, igualmente, a equipa de projetistas para a apreciação do projeto nas diversas especialidades, com o objetivo de, nos próximos meses, concretizar o projeto final e receber a sua homologação por parte da Infraestruturas de Portugal, de modo a que possa ser lançado o concurso público para a execução da empreitada.
 
Segundo o comunicado da CM de Aljustrel, «a obra, que já tinha a garantia do Governo e se encontrava inscrita no Programa Nacional de Investimentos (PNI), está agora mais perto de concretizar-se, por ter sido considerada necessária e prioritária, como sempre defendeu e reivindicou a autarquia junto das entidades competentes».
 
«A Variante Norte à Vila de Aljustrel vai permitir um melhor ordenamento do perímetro urbano da localidade», mas também irá contribuir para «o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que já se instalaram ou que pretendem fixar-se» no concelho.

Nelson Brito, presidente do município, considera que «a sua construção vai minimizar os impactes negativos decorrentes da circulação de tráfego, permitindo desviar para fora da localidade o trânsito provocado por veículos pesados, designadamente, os que transportam matérias perigosas, como minérios, explosivos, entre outros».
 
Além disso, frisa que a futura Variante de Aljustrel permitirá «uma circulação e uma ligação a outras localidades do concelho bem como a vários corredores regionais e nacionais, em melhores condições de segurança».

 

 



Comentários

pub