Utentes querem evitar fecho de Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano

Utentes acusam Unidade Local de Saúde de decidir pelo encerramento «de uma forma autoritária»

Os utentes do Hospital do Litoral Alentejano (HLA) exigem que o Governo trave o encerramento da Unidade de Convalescença deste hospital, feito  «de uma forma autoritária» pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde.

«Perante o encerramento deste serviço por parte do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, o Governo e o Ministério da Saúde devem obrigatoriamente travar este processo»,pedem as comissões de utentes deste hospital.

O encerramento da Unidade de Convalescença é uma «má notícia para os cuidados de saúde» naquela sub-região, tendo em conta que defendem que o serviço encerrado «é essencial para o tratamento e recuperação dos utentes que a ele recorrem».

O seu encerramento «obriga ao envio dos utentes para outras unidades longe das suas residências».

«Estas situações são inadmissíveis, num momento que se caracteriza pela conquista e reposição de direitos e que deveria de corresponder à reabertura de serviços encerrados pelos anteriores Governos, bem como o reforço de valências no HLA», defendem.

«O Governo deve também reconhecer o deficit crónico de profissionais de saúde, (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, técnicos superiores de saúde, assistentes operacionais e assistentes técnicos), e contratar em número suficiente para colmatar a grave carência», concluem.

 

 



Comentários

pub