Rota Vicentina mostra-se numa Semana ID cheia de cultura

Entre os dias 21 e 27 de Março

A Rota Vicentina vai promover uma Semana ID entre os dias 21 e 27 de Março, onde dará a conhecer as riquezas culturais da Costa Alentejana e Vicentina, ao mesmo tempo que reflete sobre este território.

Este será «um evento 100% digital, que marca o renovar de votos de amor a esta terra e convida todos aqueles que dela querem cuidar, a imergir numa experiência de reflexão, partilha e autenticidade», segundo os organizadores da iniciativa.

O programa da Semana ID tem como destaques uma componente de reflexão sobre a sustentabilidade do território, com três colóquios online, a antestreia de um documentário sobre a vida selvagem da região e várias conversas ao vivo nas redes sociais da Rota Vicentina.

O evento começa a 21 de Março, um domingo, com uma sessão onde será apresentado o Manifesto Rota Vicentina, através de uma representação com artistas da região.

Neste dia decorrerá a antestreia do documentário “A Costa das Cegonhas – Retrato Natural do Sudoeste”, um filme sobre a Costa Alentejana e Vicentina produzido pela associação Rota Vicentina, «que apresenta uma narrativa sobre o papel do Homem no ecossistema da região».

Este momento é precedido de uma conversa com a equipa de criativos: os realizadores Ricardo Guerreiro e Luís Quintas, o escritor Sandro William Junqueira, o músico José Avelino, o actor Miguel Guilherme e a bióloga Paula Canha.

Ao longo de toda a semana acontecem também várias conversas ao vivo nas redes sociais da Rota Vicentina, «para reviver memórias dos trilhos ou planear as próximas viagens com a ajuda da equipa da Associação, terminando com uma conversa aberta a toda a comunidade para trocar ideias sobre o caminho a seguir no futuro».

«Para além destes momentos, há ainda outras atividades co-construídas com a comunidade a decorrer, disponíveis na nova agenda da Rota Vicentina, e várias propostas de novos programas e roteiros para inspirar todos aqueles que futuramente visitem a região», segundo a Rota Vicentina.

O programa completo da Semana ID da Rota Vicentina pode ser consultado aqui.

Depois da expansão da sua rede de Trilhos Pedestres e do lançamento de uma rede de Percursos para Bicicletas, «a Rota Vicentina inicia agora um percurso para além das paisagens e da natureza. De braços dados com a comunidade na promoção sustentável do património através do turismo, nasceu o ID Rota Vicentina, um projecto que propõe uma viagem pela cultura local do Sudoeste de Portugal».

A Rota Vicentina é uma Associação sem Fins Lucrativos, responsável pela gestão do projecto Rota Vicentina e ID, apoiada por uma rede de 200 empresas de diferentes sectores assim como um conjunto de agentes locais, comprometidos não só com uma oferta de alta qualidade como com a sustentabilidade da região.

 

 



Comentários

pub