Pedro do Carmo (PS) sai em defesa da agricultura e do Mundo Rural

Deputado do PS eleito por Beja sai em defesa da agricultura e do Mundo Rural

Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, interveio no debate de urgência, requerido pelo PSD, sobre “Agricultura”, realizado nesta quinta-feira, 11 de Março, na Assembleia da República.

Na sua intervenção, o parlamentar agradeceu «o contributo resiliente dos agricultores, dos criadores e do Mundo Rural, na manutenção das cadeias de produção alimentar no atual contexto pandémico, na disponibilização de produtos para a distribuição e na resistência perante os impactos negativos decorrentes da quase interrupção de atividade do setor da hotelaria e da restauração».

Pedro do Carmo questionou «o compromisso do PSD, em Portugal e na Europa, para fazer o que é preciso para o setor produtivo agrícola e para o Mundo Rural», frisando ser «um caminho que já foi iniciado pelo governo do PS e que precisa continuar a ser aprofundado a um ritmo maior e com reforço de recursos».

«Pensado na importância da ligação da Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha e noutros projetos estruturantes», o deputado socialista questionou se «o PSD está disponível para apoiar o Plano Nacional de Regadio, de forma a que a sua concretização seja, ainda mais célere, viabilizando soluções estruturais para uma agricultura sustentável?».

 

 

O deputado também quis saber se o PSD «está disponível para uma nova Política Agrícola Comum que assegure e garanta um verdadeiro desenvolvimento rural, com mais verbas da coesão para alavancar e multiplicar as verbas atribuídas aos Programas de Desenvolvimento Rurais».

No fundo, para «uma nova PAC que melhore significativamente o valor do pagamento por hectare, criando condições para um melhor equilíbrio entre os agricultores e o território, quer sejam de regadio ou de sequeiro, grandes ou pequenos agricultores».

De acordo com Pedro do Carmo, «o debate parlamentar serviu para relembrar a importância da capacidade produtiva do Mundo Rural para o reforço da resiliência e para o relançamento da economia nacional, num momento em que ainda estamos sujeitos às limitações decorrentes do maior problema de saúde pública de décadas».

O deputado do PS eleito por Beja reafirmou, ainda, «uma visão e a necessidade de medidas num sentido benéfico para o Baixo Alentejo e para a afirmação do seu potencial produtivo, num quadro de equilíbrio e sustentabilidade», sublinha a nota de imprensa enviada às redações.

 



Comentários

pub