Odemira dedica o mês de Março à Proteção Civil

Serão entregues viaturas e apoio financeiro às corporações de bombeiros do concelho

Odemira vai dedicar o mês de Março à Proteção Civil e a dar a conhecer «o trabalho desenvolvido no concelho, a reestruturação e investimentos no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil e apoio às corporações de Bombeiros locais».

No mês em que se assinala o Dia Internacional de Proteção Civil (foi no dia 1), o município odemirense decidiu por este serviço no centro das atenções

O arranque da iniciativa foi marcado pelo acompanhamento ao início da vacinação contra a Covid-19 no concelho, a decorrer no Centro de Vacinação de Odemira, ontem, dia 3 de Março, seguindo-se depois visitas aos Centros de Vacinação instalados em S. Teotónio, Colos, Santa Clara-a-Velha e Vila Nova de Milfontes.

A Câmara de Odemira também irá, no âmbito do programa, «formalizar a oferta de viaturas e de atribuição de apoio financeiro às duas corporações de bombeiros do concelho», a da sede de concelho e a de Vila Nova de Milfontes, que vão receber, respetivamente, 90 mil e 30 mil euros.

Estão, igualmente, marcadas reuniões da Comissão Municipal de Protecção Civil e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, «onde será discutida a Revisão do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil e apresentado o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta».

«Destaque também para a participação de Odemira no Exercício NeamWave para testar a prontidão do sistema em situação de alerta de tsunami, organizado no âmbito do Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil», acrescentou a Câmara de Odemira.

O Município de Odemira tem vindo a fortalecer com meios humanos e técnicos o Serviço Municipal de Proteção Civil, «com destaque com investimentos em equipamentos para a criação de Zonas de Concentração e Apoio à População ou Centros de Acolhimento (para resposta em situações de saúde pública, incêndios, inundações), nova viatura e formação, estando a ser preparadas novas instalações para o Serviço Municipal de Proteção Civil e Centro Operacional Municipal».

«Este ano, o tema definido pela Organização Internacional de Proteção Civil para o Dia Internacional de Proteção Civil é “Uma Proteção Civil forte para proteção da economia nacional”. Pretende-se assinalar o empenho de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental», concluiu  autarquia.

 

 



Comentários

pub