Cuba assina protocolo para valorizar Vinhas Centenárias de Vila Alva

Projeto quer criar a possibilidade de fazer uma “viagem virtual” pelas vinhas

A Câmara Municipal de Cuba e a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) assinaram um protocolo de colaboração que tem como objetivo a valorização das Vinhas Centenárias da freguesia de Vila Alva, tendo em conta que são um recurso endógeno e património natural e cultural associado à viticultura da região.

A celebração do protocolo permitiu à Adega Cooperativa fazer uma candidatura dedicada ao Património Natural e Cultural do Programa Alentejo 2020, através da qual vai apostar na valorização Vinhas Centenárias de Vila Alva, de forma a consolidar a região como destino turístico, e reforçar a sua identidade de território de qualidade.

José Miguel Almeida, presidente da ACVCA, destaca a relevância desta parceria, salientando o cariz histórico associado às vinhas que são «um património que a Adega tem vindo a caracterizar, desde há uns anos a esta parte e que levou, em 2017, ao lançamento do vinho Vila Alva Vinhas Centenárias».

 

 

Já o presidente da Câmara de Cuba considera que «este protocolo vem no seguimento da aposta que o município tem vindo a fazer no desenvolvimento económico e social do seu território, através da promoção de um turismo sustentável que respeite as pessoas e garanta a preservação dos recursos e patrimónios».

João Português destaca que esta parceria «tem uma importância muito elevada» para o concelho.

O autarca recorda que “há três anos”, as duas entidades juntaram-se com o objetivo de «lançar uma estratégia de promoção, não só dos vinhos, mas também do património vitivinícola que existe no concelho» e, na altura, foram identificadas as vinhas centenárias de Vila Alva.

 

 

O edil esclarece que «50% de todas as vinhas centenárias do Alentejo estão na freguesia de Vila Alva» e, nesse sentido, realça que «este é um património de extrema importância».

Com este projeto conjunto, da autarquia cubense e da ACVCA, «a ideia é sensibilizar e motivar os vitivinicultores para que continuem a apostar nesta forma de fazer vinho, diferente, centenária e que acaba por ser única em termos de território», refere João Português.

 

 

As duas entidades acreditam que esta colaboração trará proveitos à região a curto prazo e contribuirá para a valorização e salvaguarda deste «valiosíssimo» património.

O desenvolvimento de conteúdos informativos sobre a História e Caracterização das Vinhas Centenárias de Vila Alva, a criação de um website com possibilidade de uma “viagem virtual” por estas vinhas, a produção de um vídeo promocional ou a instalação de sinalética são algumas das iniciativas previstas por este projeto.

 

 




 

Comentários

pub