Costa Alentejana recebe quase 100 espetáculos de teatro nos próximos dois anos

Litoral EmCena visa «alimentar culturalmente o público local e criar maior diversidade de oferta turística»

Os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines, na Costa Alentejana, vão ter uma programação mensal de teatro de companhias nacionais e estrangeiras, no âmbito do projeto Litoral EmCena, que prevê perto de 100 espetáculos em dois anos.

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO, em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines, que tem luz verde para avançar após ter sido aprovada recentemente uma candidatura a fundos comunitários no âmbito do FEDER, ao abrigo do Aviso de Concurso com o no ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

O projeto consiste na apresentação mensal de espetáculos de teatro de companhias profissionais nas três cidades do triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André e nas sedes das freguesias rurais dos dois municípios.

A organização explica que «os espetáculos incluídos no programa são de grande qualidade, apresentados por atores de excelência e de companhias teatrais de referência em Portugal e no estrangeiro».

A programação foi preparada como «um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral».

Para 2021, estão previstos 50 espetáculos apresentados por 13 companhias de teatro, que, a partir do mês de Maio, vão passar por Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, mas também por localidades rurais do interior dos concelhos.

Além dos grupos locais, GATO SA e Teatro do Mar, estão programadas companhias profissionais reconhecidas do país, como A Comuna, A Barraca, Este – Estação Teatral e Artistas Unidos, entre outras.

Os palcos da região vão acolher também companhias que se estreiam em Portugal, vindas de França – COLLECTIF 2222- , Alemanha – Bodecker & Neander Ca- e da Estónia – Giraffe Royal Theatre.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do Ppaís, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

«A aprovação da candidatura representa uma importante alavanca para o desenvolvimento de um projeto cultural com escala, mobilizador de recursos culturais e institucionais endógenos e gerador de atratividade do território do Litoral Alentejo», acrescentam os organizadores do festival.

O Litoral EmCena foi concebido tendo em perspetiva «a criação de uma dinâmica cultural no Alentejo Litoral que reforce os argumentos de atração turística da região, recorrendo a um leque variado de espetáculos teatrais de qualidade a nível de linguagens estética e artística».

Ao mesmo tempo, o projeto pretende contribuir para contrariar a sazonalidade turística, com um programa que se estende ao longo do ano e não se foca apenas na época alta, e levar teatro e visitantes às freguesias rurais do interior dos concelhos de Sines e de Santiago do Cacém, que também irão acolher espetáculos.

A candidatura aprovada tem um valor elegível de 201.504 euros, comparticipado em 171,278 euros (85%), pelo FEDER, sendo os restantes 15% assegurados pelos municípios de Sines e de Santiago do Cacém.

O investimento total necessário é, no entanto, superior em cerca de 50 mil euros, para o que a AJAGATO recorreu a patrocínios de entidades públicas e privadas, estando alguns apoios confirmados e outros pendentes de resposta.

O projeto EmCena integra o Programa de Ação da EEC PROVERE “Entre a Serra e o Mar” liderado pela Associação Rota Vicentina e apoiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020.

 

Quem é a AJAGATO?

Constituída em 11 de Março de 1999, a AJAGATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA, com projetos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores, dos quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região.

Além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projetos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.

Dos vários projetos desenvolvidos pela AJAGATO, a Mostra Internacional de Teatro de Santo André (MITSA) é o mais conhecido e possivelmente o que maior impacto e visibilidade teve, pelo grande sucesso artístico e de público, pelo prestígio granjeado junto das companhias portuguesas e pela projeção internacional.

A Mostra deixou de se realizar em 2017, depois de 18 edições de grande sucesso, tendo recebido 86 companhias, 231 peças de teatro vistas por 62.282 espectadores.

A revista Cena’s, outro projeto da AJAGATO, é uma publicação cultural com enfoque nas Artes de Palco, que muito tem contribuído para projetar esta dinâmica singular a nível nacional e que prestigia esta região. Trata-se de uma revista de que já foram publicados 16 números, o último dos quais, uma edição especial de homenagem a José Mário Branco.

Comentários

pub