Conheça alguns paraísos escondidos no Baixo Alentejo

Porque não uma escapadinha até ao Alentejo?

A Primavera já aí está e o desconfinamento também, por isso o artigo deste fim de semana destina-se a todos aqueles que gostam de ir respirar o ar puro do Alentejo, nem que seja para passar uma noite diferente. Mesmo que não possa ir nos próximos dias, até porque o desconfinamento a conta-gotas ainda não permite grandes viagens, estas sugestões servem também para sonhar…e fazer planos.

 

 

A Herdade do Amarelo é conhecida pelas famosas banheiras no chão dos quartos, que proporcionam momentos únicos.

Fica perto de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, e é um dos sítios mais cobiçados do país.

«Este Turismo Rural foi praticamente todo construído com os materiais da herdade que foram encontrados na propriedade – Xisto, Pedra e Taipa – e tem diversas características árabes relembrando a sua influência no sul de Portugal».

É um «lugar com história entre a serra e o mar», pois «a paisagem é deslumbrante, tendo a serra de S. Domingos a nascente, a norte a planície alentejana e a poente o mar.»

A herdade tem duas piscinas de água salgada, uma para adultos e outra para crianças.

O SPA tem vista para a Serra de São Domingos e o jaccuzzi está suspenso.

Pode fazer passeios a cavalo, aulas de Stand Up Paddle (SUP), circuito de SPA, trilhos pedestres, piqueniques, entre outras atividades.

Pode ficar a conhecer este espaço no website.

 

 

 

Em São Teotónio, concelho de Odemira, temos o Craveiral.

«A 15 minutos das praias da Zambujeira do Mar e do Carvalhal. É aquele lugar onde estamos em casa, fora de casa. Onde há sempre alguma coisa para fazer, mesmo que seja não fazer nada».

Neste espaço, o chefe que irá preparar as suas refeições tem 1 estrela Michelin. Alexandre Silva, a partir de Junho, vai trazer o “Craveiral FarmTable by Alexandre Silva”, da horta para a mesa, prometendo uma cozinha «simples, sazonal, local e criativa.». Aqui, 70% dos produtos são produzidos na horta do Craveiral e os restantes 30% comprados a produtores da região de Odemira.

O Craveiral «é a combinação perfeita entre a beleza da natureza e o conforto da vida moderna. Entre o luxo e a simplicidade. Porque oferece a autonomia e a privacidade de uma casa independente e a comodidade de se sentir apoiado em tudo o que precisar.»

Pode levar os seus melhores amigos consigo, este alojamento é, também, petfriendly.

Visite o Craveiral através do website.

 

 

Também em Odemira, encontramos a Quinta do Chocalhinho. Um Agro Turismo instalado numa quinta comprada em 1942 e que até hoje tem como único propósito receber os hóspedes como se recebe os amigos: calorosamente.

Para os amantes de caminhadas, este é o sítio perfeito. A Quinta do Chocalhinho está na Rota Vicentina, que é «um fluxo de percursos pedestres criados por entidades locais para incentivar a atividade turística. É o resultado de um trabalho minucioso, percorrendo a região de lés-a-lés, na seleção e sinalização de trilhos e caminhos pré-existentes, utilizados pelas populações locais, que combinados formam um itinerário que se estende agora por mais de 500 quilómetros, cobrindo quase toda a costa do Sudoeste».

Pode reservar uma casa, estúdios ou apenas quartos. Aqui irá encontrar um ambiente familiar, animais de quinta e uma horta biológica, uma piscina de água salgada, um campo de ténis e muita paz de espírito.

Conheça a quinta aqui.

 

 

 

Vamos agora até Beja, conhecer a Aljana Guest House.

A característica diferenciadora deste Bed & Breakfast é a sua localização.

E quem foi que disse que, no meio da cidade, não se pode encontrar a paz? «Localizado no Largo do Castelo, tem na sua proximidade à Sé de Beja a sua maior valência, desfrutando de vistas únicas a partir dos jardins para a torre sineira».

O Slow Living foi o mote para o lançamento deste alojamento alentejano. «Estamos no Alentejo, uma terra onde sempre vivemos com vagar».

Os detalhes são todos pensados ao pormenor e, assim, cada quarto tem a sua própria identidade, nunca deixando o conforto de lado.

As zonas comuns são para uso exclusivo dos hóspedes e «os nossos jardins evocam o legado mediterrânico tão presente nos pátios interiores da cidade. Perfumado por aromáticas e pelas suas laranjeiras, conta com uma piscina recolhida, envolvida pelo edificado da Sé de Beja, numa localização que privilegia a descontração».

Conheça o Aljana aqui.

 

 

 

Também no concelho de Beja, mas num registo totalmente diferente do Aljana, podemos encontrar o Agroturismo Xistos, «um Turismo Sustentável com Galardão Green Key desde 2016, pelo facto de praticar eficiência energética, preservar o meio ambiente e valorizar o trabalho em parceria com a comunidade e o território».

Este alojamento situa-se na Herdade Maria da Ponte, que é «uma exploração agro-pecuária, que valoriza a prática de uma agricultura sustentável, a preservação e o respeito pelo meio ambiente».

Apesar deste conceito mais virado para o ambiente, todo o tipo de turista é muito bem-vindo a este espaço. Seja ele turista sénior, empresarial, de investigação, etc. Se apenas gosta de descansar no meio da natureza, então esta herdade também é para si.

Um espaço ideal para famílias (e não só) pelas inúmeras atividades pedagógicas que oferece.

Veja tudo aqui.

 

 

 

A Herdade Vale do Manantio, em Moura, junto à barragem de Alqueva, promete fazer os hóspedes sentirem-se em casa. Adquirida em 1968, esta herdade resulta da paixão da família Bravo pela caça e natureza.

«Em volta do monte, estende-se uma infinita paisagem suavemente ondulada, na qual se podem vislumbrar diferentes culturas, desde campos de trigo a uma densa área de oliveiras, das quais se produz o melhor azeite da região».

A herdade tem 14 quartos, todos decorados ao mais ínfimo pormenor, uma piscina infinita com uma vista de cortar a respiração, um alpendre rodeado de campo, onde pode desfrutar das suas refeições com tranquilidade, um jacuzzi que proporciona momentos únicos ao pôr do sol e, se pretender, pode marcar uma visita ao SPA.

Passeios de balão de ar quente, de barco ou helicóptero fazem também parte do catálogo de atividades da herdade (com marcação prévia).

Se ficou curioso saiba tudo aqui.

 

O Sobreiras Alentejo Country Hotel situa-se em Grândola e o seu design simples e elegante não passa despercebido.

O hotel dispõe de 24 quartos em forma de pequenas casas, uma arquitetura muito diferente do que estamos habituados a encontrar , e todos eles «oferecem todo o conforto e privacidade para que possa desfrutar da tranquilidade da paisagem alentejana».

Se o seu intuito é descansar, o Sobreiras é o local indicado.

Pode desanuviar através de um passeio de bicicleta ou, se não quiser sair do hotel e desfrutar do local ao máximo, pode marcar uma massagem terapêutica.

«A piscina infinita do Sobreiras convida a um mergulho, com o horizonte a perder de vista.» Junto da piscina pode ler um livro, apanhar sol ou deitar-se nas camas de rede à sombra e contemplar a paisagem. Pode ainda ter as suas refeições num ambiente calmo e descontraído.

Tem animais de estimação? Não há problema! Este alojamento é petfriendly.

Convido-o a conhecer o Sobreiras aqui.

 

 

 

É apreciador de vinho? Então A Serenada Enoturismo é para si.

Encontra-se em Grândola e a primeira referência à Serenada foi encontrada «num testamento datado de 1646». Desde então, a propriedade está na família. No entanto, foi em 2013 que nasceu o projeto do enoturismo.

Inicialmente tinha apenas 4 quartos, foi ampliado em 2015 com duas suites panorâmicas e, em 2018, construíram-se mais duas, perfazendo um total de 8 quartos. Se gosta de privacidade, tem aqui uma excelente opção para passar uns dias de férias.

Se aqui ficar hospedado, irá encontrar-se «no meio de uma paisagem que se estende entre serra e o oceano Atlântico.» Cada um dos 8 quartos disponíveis tem nomes de castas de uvas encontradas nas vinhas d’A Serenada.

Escusado será dizer que provas de vinhos e workshops vínicos são atividades que não poderiam faltar neste espaço (mediante marcação).

«Para além dos vinhos, é a ampla natureza envolvente que torna este local único. É por isso que alguns nos procuram, é por isso que muitos voltam».

Para saber tudo acerca d’A Serenada, visite o website.

 

 

 

Em Barrancos, podemos visitar a Herdade da Coitadinha. «Por ‘detrás-dos-montes’ entre o serpenteado do rio Ardila e da ribeira de Múrtega, encaixado entre cumes e colinas na proximidade da vila de Barrancos» encontramos o Parque de Natureza de Noudar.

O parque fica dentro da herdade, e «o caminho desde a entrada do Parque até ao castelo de Noudar, atravessa uma extensa área de montado de azinho, que termina com vista majestosa para a confluência das duas linhas de água».

O espaço é imenso e, neste alojamento, pode encontrar duas casas distintas, mas ambas para alojar hóspedes.

A Casa do Monte com 4 quartos e capacidade para 12 pessoas. E a Casa da Malta, que antigamente albergava os trabalhadores da herdade, tem capacidade de 26 pessoas, e é um alojamento low cost, uma vez que existem quartos com capacidade para 7 pessoas, com beliches, mantendo a tradição. Ideal para visitas de estudo, viagens com amigos ou até mesmo famílias grandes  que gostem de passar férias juntas.

De entre as muitas coisas que pode fazer nesta herdade, os caminhos pedestres são os mais requisitados. Um desses caminhos leva ao Castelo de Noudar, que se avista da herdade, e que merece uma visita.

Saiba tudo aqui.

 

 

 

The Lodge– Herdade do Zambujal, está apenas a 6 quilómetros de Castro Verde e foi inaugurado em meados de 2019.

Tem apenas 10 acomodações, que podem ser quartos duplos ou apartamentos de 1 quarto, todos com um terraço e uma vista incrível sobre a paisagem alentejana.

Uma arquitetura amiga do ambiente, «de baixo impacto e equilibrada», feita com muitos materiais naturais, o The Lodge proporciona bons momentos.

Na sua piscina infinita sobre os campos, pode apreciar um pôr do sol ou ler um livro no deck.

Neste alojamento, paz não irá faltar.

«O estilo é contemporâneo, mas as boas vindas são atemporais»

O website da herdade está em manutenção, mas pode saber mais na rede social Instagram ou através do Facebook.

 

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

Comentários

pub