Concurso de Azeites Virgem Extra alarga prazo para receção de amostras

Presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites, o Concurso Ovibeja recebe amostras de dezenas de países

O 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja alargou o prazo de receção de amostras, até ao dia 26 de Março.

Este alargamento deve-se «a vários contactos de interessados em participar».

Segundo o comunicado da ACOS, «a participação é gratuita, mas tem de respeitar as normas inscritas no regulamento que pode ser consultado no site do Concurso».

A organização do evento é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em conjunto com a Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

Os azeites apresentados a concurso devem ser provenientes de um lote homogéneo de, pelo menos, 1.500 litros e estarem armazenados num único depósito.

Cada concorrente só poderá apresentar, a concurso, um Azeite Virgem Extra em cada categoria: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e azeites do Hemisfério Sul.

De acordo com a ACOS, «o Concurso Prémio CA Ovibeja cumpre as normas estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), no que diz respeito às condições de recolha, armazenamento e seleção de amostras».

Entre o rigor das normas destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea independente, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo os azeites ainda acompanhados de uma análise química e de uma análise organoléptica emitida por um painel reconhecido pelo COI.

O 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi, este ano, classificado, novamente, em 1º lugar no ranking da World Best Olive Oils.

Este escrutínio mundial, criado pelo perito alemão Heiko Schmidt, com base nos resultados dos principais concursos internacionais de azeite virgem extra, em ambos os hemisférios, tem como referência o Prémio Mario Solinas do Conselho Oleícola Internacional com critérios muito objetivos de rigor e autenticidade.

O painel de provadores do Concurso Prémio CA Ovibeja é, também, internacional com peritos de vários países, entre os quais se conta Heiko Schmidt.

Presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites, o Concurso Ovibeja recebe amostras de dezenas de países.

 



Comentários

pub