CIMBAL quer criar projeto pioneiro no setor da habitação

A Estratégia Regional de Habitação Local é um projeto idealizado pela CIMBAL e será o primeiro a ser implementado a nível nacional

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) quer avançar com a criação de uma Estratégia Regional de Habitação Local. Caso avance, este será um projeto piloto, a nível regional, que irá agregar as Estratégias Locais de Habitação dos treze concelhos que integram aquela Comunidade Intermunicipal.

A ideia foi partilhada na última reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, que contou com a participação da secretária de Estado da Habitação Marina Gonçalves.

Na sessão virtual, que decorreu no passado dia 8, «foi efetuado o ponto de situação sobre as Estratégias Locais de Habitação (ELH), constatando-se que o processo está em curso, nos treze municípios do Baixo Alentejo», tal como explica Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

 

 

O responsável realça «a necessidade de criação de uma Estratégia Regional para a Habitação», implementando uma experiência piloto, a nível regional, que irá juntar as Estratégias Locais de Habitação dos 13 concelhos que integram a CIMBAL.

Entre as vantagens associadas a este projeto, Jorge Rosa realça que a Estratégia Regional para a Habitação «irá ter um impacto maior», permitirá o acesso a fundos comunitários «de outra forma» e vai ainda prestar, de igual forma, apoio técnico às autarquias, por parte da CIMBAL, para desenvolverem o trabalho.

«É uma ideia da CIMBAL que tem muitas pernas para andar e que pode ser executada», refere Jorge Rosa, salientando que a secretária de Estado incentivou o avanço deste projeto.

 

 

Na reunião foi ainda apresentada pela ACOS, a Ovibeja 2021, «a realizar em formato digital, nos próximos dias 22 e 23 de Abril, com o apoio da CIMBAL e dos municípios do Baixo Alentejo».

Dos restantes assuntos abordados, destaque para a aprovação formal da “Revisitação da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo”.

O documento, que serve de base para o próximo período de programação de fundos comunitários, «foi alvo de ampla discussão em sede do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Alentejo, obtendo diversos contributos das entidades que o compõem, assim como de alguns dos municípios do Baixo Alentejo», sublinha o comunicado da CIMBAL.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub