CEBAL discute sustentabilidade na extração de compostos bioativos de alto valor acrescentado

Convidado é António Vicente, investigador e vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Inovação e sustentabilidade na extração de compostos bioativos de alto valor acrescentado é o tema de uma sessão online promovida na próxima terça-feira, 23 de Março, a partir das 14h30, pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

A sessão abordará novas tecnologias ambientalmente e economicamente mais sustentáveis, que permitem obter múltiplos compostos naturais com interesse alimentar, energético ou químico, a partir de recursos biológicos endógenos e de resíduos locais subutilizados.

Durante esta sessão serão apresentadas tecnologias inovadoras e sustentáveis, que estão a ser desenvolvidas e utilizadas pela equipa de investigação coordenada por António Vicente, investigador e vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

«A sua equipa trabalha as chamadas eletrotecnologias, que são baseadas no uso de campos elétricos, para a extração de compostos que têm atividade biológica relevante, com a finalidade de serem aplicadas na Indústria Agroalimentar e Florestal. Estas ferramentas de extração inovadoras permitem gerir e transformar matérias-primas naturais, como por exemplo plantas endógenas, resíduos agroalimentares ou excedentes florestais, em compostos de valor acrescentado e com aplicabilidade em novos produtos visando a sua valorização numa perspetiva de bioeconomia circular», diz o CEBAL.

«As eletrotecnologias apresentam-se como uma nova alternativa aos processos de extração tradicionais que utilizam solventes químicos com impacto para o ambiente e para a saúde humana, apresentando benefícios ao nível da economia de água, da redução do uso de fontes de energia não renováveis e de emissões poluentes», acrescenta.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto aqui e é aberta ao público em geral.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à Sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas.

 



Comentários

pub