Cáritas de Beja volta a promover Campanha de Recolha de Alimentos

A Cáritas Diocesana de Beja registou, em 2020, um aumento superior a 25% no número de pessoas a pedir apoio, em relação ao ano anterior.

A Cáritas Diocesana de Beja tem novamente no terreno a campanha de recolha de alimentos “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar”.

Segundo a nota da Cáritas de Beja, a campanha foi relançada, por um lado, «devido à falta de recursos alimentares, que são destinados para apoios pontuais e de emergência a famílias e pessoas que não são abrangidos pelos programas da segurança social, nos quais a Cáritas é interlocutora e mediadora» e, por outro, «porque os recursos financeiros do fundo de emergência social da Cáritas Diocesana de Beja não têm, de momento, capacidade de resposta para acudir às diversas situações».

Em 2021, já foram apoiadas 63 pessoas e foram efetuados 31 cabazes. Atualmente, a Cáritas de Beja realça que não tem, em stock, alimentos e artigos de higiene para responder aos pedidos.

Nesse sentido, a instituição lança «o apelo a todos os que voluntariamente queiram e possam participar, dirigindo-se para o efeito às instalações» da Cáritas, «na Rua Afonso Lopes Vieira nº18, em Beja, entre as 9h30 e as 18h00, de segunda a sexta-feira».

A Cáritas de Beja disponibiliza ainda uma linha com a qual pode entrar em contacto, através do número 924 385 031.

Os artigos solicitados vão desde produtos de higiene pessoal (gel de banho, champô, pasta dos dentes e escovas de dentes, giletes para a barba/espuma), a géneros alimentares (leite, cereais, papas, bolachas, chocolate em pó para o leite, marmelada, café, chá, arroz, massas), enlatados (grão, feijão, ervilhas, polpa de tomate, atum, sardinha, salsichas de aves e de porco, manteiga, queijo, azeite, óleo, sal), frescos com alguma durabilidade (batatas, cebolas, pescada congelada, frango congelado) e também bens essenciais para bebés (fraldas desde 1 mês até aos 6 meses/1 ano, toalhetes, cremes).

A campanha “Cáritas é Amor, Ajude a Ajudar” tem como objetivo poder angariar e distribuir alimentos pelos mais carenciados afetados pelo desemprego, no âmbito da pandemia originada pela Covid-19.

Esta angariação destina-se a colmatar as reservas de emergência da Cáritas Diocesana de Beja e é destinada a apoiar pessoas que ficaram desempregadas e os migrantes que têm recorrido aos serviços da instituição.

Os alimentos doados serão organizados em cabazes de emergência, cuja constituição modular pretende ajudar uma pessoa durante um certo número de dias.

Nestas condições o cabaz modular deverá ser constituído por uma embalagem de arroz, massa, esparguete, grão, feijão (frade, catarino, branco, manteiga), açúcar, bolacha, “nestum” mel, cereais, uma garrafa de azeite, óleo, ¼ de queijo flamengo, lata de atum, lata de salsichas, leite.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub