Autarcas do PS Baixo Alentejo reuniram-se com António Costa

Em cima da mesa esteve a análise do Plano de Recuperação e Resiliência

Os autarcas do Baixo Alentejo eleitos pelo Partido Socialista (PS) participaram, na passada sexta-feira, numa reunião com o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, no âmbito da preparação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo a Federação do PS do Baixo Alentejo, «nas intervenções efetuadas foram abordados vários temas importantes para a região e para cada um dos concelhos, passíveis de ser inscritos no PRR, nomeadamente, o aproveitamento hídrico, com análise dos projetos dos blocos de rega de
Moura/Amareleja/Póvoa de São Miguel e ligação da Albufeira do Roxo à Albufeira da Rocha, bem como, a necessidade da construção da Barragem de Oeiras, enquanto projetos fundamentais para o desenvolvimento rural e reforço do ciclo urbano da água».

De acordo com a mesma fonte, «foram, ainda, abordados outros temas estruturantes para o Baixo Alentejo», tais como, «o investimento em habitação social, nas suas várias vertentes, o reforço da mobilidade, nos caminhos rurais, na rede rodoviária e ferroviária e a transição digital e climática».

Além disso, o PS do Baixo Alentejo refere que foi, também, «discutido o modelo de governação do PRR, nomeadamente, a sua coordenação em termos dos instrumentos financeiros com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL)».

Nesse sentido, foi «defendido, por exemplo, o investimento em novas áreas de localização empresarial, enquanto aposta geradora de mais equilíbrio entre os grandes centros urbanos e o interior, por via da boa execução das verbas do PRR».

A Federação do PS do Baixo Alentejo e os autarcas socialistas exprimiram ainda, junto de António Costa, a sua expetativa de que «o PRR seja uma oportunidade para a região e um instrumento ao serviço do reforço da coesão económica, social e territorial e que contribua, de forma decisiva, para a recuperação do atraso estrutural que o pais ainda apresenta, realidade que é, ainda, mais acentuada em territórios como o Baixo Alentejo, em áreas como a saúde, a educação, habitação e o acesso generalizado aos serviços públicos».

A reunião, que decorreu por videoconferência, realizou-se na sede nacional do PS, em Lisboa, e contou também com a participação do secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, da secretária Nacional para as Autarquias, Maria da Luz Rosinha e do Secretário Nacional para a Administração, Luís Patrão.

O Plano de Recuperação e Resiliência é de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, e vai implementar, com recursos que ascendem a cerca de 14 mil milhões de euros de subvenções, um conjunto de reformas e de investimentos que permitirão ao país retomar o crescimento económico sustentado, reforçando assim o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década. Esta semana, António Costa já havia reunido com os deputados do grupo parlamentar do PS sobre o PRR.

 



Comentários

pub