Arrancaram as obras (tão desejadas e necessárias) do Cantinho dos Animais em Beja

Obras de reabilitação vão ser feitas em duas fases e têm um investimento municipal na ordem dos 100 mil euros

Já arrancou a primeira fase das obras de reabilitação das instalações do Cantinho dos Animais de Beja. O espaço, que acolhe cerca de 100 animais, encontra-se em avançado estado de degradação.

A empreitada representa, nesta fase, um investimento de quase 50 mil euros, sem financiamento, suportado exclusivamente pela Câmara Municipal de Beja.

A segunda fase dos trabalhos de requalificação do espaço está prevista para o próximo ano, também num valor de cerca de 50 mil euros.

“É uma intervenção super importante e que já esperávamos há muito tempo” realça Ana Monteiro, a presidente da direção da Associação Cantinho dos Animais de Beja, ao Sul Informação.

Foi “com muita alegria que recebemos [a notícia] e “agora estamos, ainda, mais contentes”, uma vez que, “finalmente iniciou a obra”, referindo que “agora sim esta a ser feita” e, portanto, o espaço vai ser, finalmente, dotado de todas as condições que há tanto necessitava.

“Nesta primeira fase”, explica a responsável, “vão começar pela parte do edifício que tem alguns problemas muito graves”, tais como, entupimento de esgotos e “portas e janelas que não fecham”.

Esta empreita vai ter impacto “não só para os animais, mas também para os voluntários” que, diariamente, se deslocam ao Cantinho para tratarem dos seus “residentes”, frisa Ana Monteiro.

 

 

Atualmente, o canil do espaço localizado no Parque de Materiais da Câmara de Beja acolhe cerca de 80 cães, “felizmente um bocadinho menos que o costume”, diz Ana Monteiro, revelando que, é habitual o Cantinho atingir uma centena de animais.

Neste momento, o Cantinho dos Animais de Beja alberga, apenas cães, uma vez que, o espaço não tem preparada nenhuma estrutura para acolher gatos. A responsável da Associação afirma que “isso será um projeto a considerar depois”, porque existe de facto muita necessidade da existência de um gatil.

 

 

De acordo com o município bejense, esta intervenção pretende melhorar o espaço físico do Cantinho dos Animais, as condições de quem lá trabalha, e sobretudo, melhorar as condições de bem-estar dos animais.

A autarquia recorda que apoia também, desde o ano passado, a associação com um valor mensal de mil euros.

 

Comentários

pub