Apreendidos 130 quilos de polvo na Azenha do Mar por fuga à lota

Homem de 43 anos foi identificado e pode ter de pagar multa até 3740 euros

130 quilos de polvo foram apreendidos hoje pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) na Azenha do Mar, no concelho de Odemira, por fuga à lota.

Os militares do subdestacamento de de Vila Nova de Milfontes desta unidade da GNR levaram a cabo «uma ação de fiscalização que visava o controlo de descargas de pescado proveniente de embarcações de pesca local», durante a qual «detetaram uma embarcação a efetuar a descarga do polvo vulgar para o interior de um veículo, sem o sujeitar ao regime de primeira venda em lota».

«Foi identificado um homem de 43 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima que pode atingir os 3740 euros», revelou a GNR.

Os polvos, com um valor estimado de 1040 euros, foram apreendidos e serão sujeitos «ao regime de primeira venda em lota».

«O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão. A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter e preservar um mecanismo regulador de preços neste setor pela concentração da oferta e da procura, acautelando o cumprimento das cotas de captura, estabelecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado», enquadrou a GNR.

 



Comentários

pub