A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim vão celebrar um acordo de colaboração visando o tratamento de munícipes na área da saúde oral. A celebração do protocolo foi aprovada na quarta-feira, dia 3 de março, em reunião de câmara.
No âmbito do programa de saúde oral, a autarquia de Alcoutim transfere para a Santa Casa da Misericórdia local uma verba de 10 mil euros, com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar, na área da saúde oral, a população com baixos rendimentos.
Os munícipes serão encaminhados para as consultas através do Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da autarquia, que contactará com os infantários, as escolas, os lares e centros de dia e população em geral para proceder ao levantamento das necessidades de intervenção e das condições socioeconómicas dos agregados familiares.
Por seu lado, a Santa Casa da Misericórdia fica incumbida de garantir o tratamento dos munícipes.
Esta iniciativa vem complementar o serviço prestado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que é insuficiente para dar resposta a todas as necessidades do concelho na área da medicina dentária.