PAN recomenda ao Governo que requalifique linha ferroviária do Alentejo

Medidas apresentadas «são fundamentais não só para reduzir as emissões de CO2, mas também para uma efetiva coesão territorial», diz o PAN

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) recomendou ao Governo que requalifique a linha ferroviária do Alentejo. 

Esta iniciativa visa «dar prioridade à «execução da eletrificação e requalificação do troço ferroviário Casa Branca-Beja», incluindo, no projeto de requalificação e eletrificação do troço Casa Branca-Beja, «a construção de uma variante de ligação ao aeroporto».

A isto junta-se a «eletrificação urgente do troço Beja-Funcheira, promovendo as ligações para sul, e da ligação de Ermidas do Sado à Funcheira».

Por fim, o PAN recomenda ao Governo que garanta «uma oferta de comboios e horários que seja atrativa e adequada para as necessidades de mobilidade das populações das regiões do Alentejo e Algarve».

No entender do PAN, estas medidas «são fundamentais não só para reduzir as emissões de CO2, mas também para uma efetiva coesão territorial, especialmente no Alentejo, região que tem sido votada ao abandono nas infraestruturas de desenvolvimento nacionais».

De resto, segundo uma nota da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o ministro Pedro Nuno Santos informou os autarcas alentejanos que a obra no troço Casa Branca – Beja, prevista no Plano Nacional de Investimentos, deve ser realizada em 2025 e já com verba certa.

No troço Beja – Funcheira, está, segundo o governante, a ser feito o estudo de viabilidade.

 



Comentários

pub