Fórum Mértola debateu participação e cidadania no primeiro encontro

Encontro decorreu no Zoom

O primeiro encontro/debate promovido pelo Fórum Mértola, Participação e Cidadania realizou-se este sábado, 13 de Fevereiro, em formato digital. Este primeiro encontro teve como tema “Participação e cidadania para a construção de um futuro melhor para as pessoas».

A iniciativa online, que teve enquadramento de João Madeira e foi moderada por Jorge Pulido Valente, «contou com a participação de mais de 70 pessoas e o debate prolongou-se por mais de duas horas, dado o número alargado de intervenções», realça o Fórum.

No encontro, segundo os organizadores, «foi reconhecido por todos que em Mértola existe um enorme deficit de participação e a que a mesma não é estimulada nem dinamizada pelo poder político, sendo, até, muitas vezes entendida como oposição e as opiniões não alinhadas consideradas como críticas destrutivas e não construtivas».

Os participantes «foram também unânimes no reconhecimento de que é preciso dar continuidade a este Fórum e alargar os temas de debate, nomeadamente, no que respeita à procura de oportunidades e soluções para os problemas identificados».

Brevemente, será editado, em formato digital, o 1º caderno com as conclusões do debate.

O Fórum «irá continuar o seu trabalho quer fomentando a participação na discussão pública quer produzindo informação cidadã e organizando novos encontros-debate, estando já previsto para o início de Março, um sobre a reativação do turismo em Mértola após a pandemia e um outro, em data a definir, sobre o processo de transição agroecológica».

 



Comentários

pub