Covid-19: Câmara de Moura aprova apoio financeiro às IPSS do concelho

Verba será destinada à aquisição de EPI, produtos de limpeza, bem como combater os surtos nas instituições

A Câmara Municipal de Moura aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, a atribuição de um apoio financeiro às IPSS do concelho, de forma a minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 nestas instituições.

O apoio agora aprovado divide-se em duas componentes, uma destinada à aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI) e produtos de higiene e limpeza. Serviu de critério para a quantificação do apoio financeiro o número de colaboradores da instituição, fixando-se, por cada funcionário, o valor de 50 euros.

Uma outra componente será o apoio ao combate a surtos instalados nas instituições. Neste caso, será atribuído um apoio de 100 euros por cada colaborador e utente com teste positivo à Covid-19.

“Esta componente prevê, ainda, a necessidade de se recorrer a empresas de serviços externos, por forma a ser garantida a assistência aos utentes e funcionários”, explica a autarquia mourense.

A proposta aprovada já tinha sido debatida e consensualizada, durante uma reunião de trabalho com as IPSS do concelho, no passado dia 2 de fevereiro.

Álvaro Azedo, presidente da Câmara Municipal de Moura, considera que este é um importante apoio para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo em conta o crescente número de infeções motivadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, nas últimas semanas.

O autarca sublinha ainda que, desde o início do ano, foram já detetados três surtos em lares do concelho, sendo fulcral garantir, nesta fase, todo o apoio àquela que é considerada, pelos especialistas em saúde pública, a população mais vulnerável à Covid-19.

Desde abril de 2020, o município de Moura e o Serviço Municipal de Proteção Civil têm acompanhado a atividade dos lares e IPSS do concelho, tendo, em estreita e regular colaboração com estes e com a Direção do Centro Distrital de Segurança Social, disponibilizado o apoio necessário, através da aplicação de meios e recursos que visam a proteção da saúde de todos os utentes e funcionários destas instituições.

 

 

 


Comentários

pub